CHAT GPT NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A ἈΡΧΉ (ARCHÉ) DA LINGUAGEM NA EMERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A PROBLEMÁTICA DA SUBJETIVIDADE.

Publicado em 07/12/2024 - ISSN: 2525-7625

Título do Trabalho
CHAT GPT NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A ἈΡΧΉ (ARCHÉ) DA LINGUAGEM NA EMERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A PROBLEMÁTICA DA SUBJETIVIDADE.
Autores
  • Carlos Javier Vidal Guerrero
  • Prof Dr. Arnaud Soares (UNEB)
Modalidade
Comunicação oral de projeto de pesquisa/pesquisa em andamento
Área temática
GT3: Educação: Cultura Digital e Inteligência Artificial
Data de Publicação
07/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/888709-chat-gpt-na-educacao-contemporanea--a--(arche)-da-linguagem-na-emergencia-tecnologica-e-a-problematica-da-sub
ISSN
2525-7625
Palavras-Chave
Educação Contemporânea, Inteligência Artificial, LLM, Linguagem, Subjetividade.
Resumo
Hoje, a tecnologia da Inteligência Artificial e os Modelos de Linguagem de Larga Escala (LLM) representam um desafio global e transversal para o Ser Humano. Este artigo, fruto de uma pesquisa em andamento [sobre Inteligência Artificial no Ensino Médio] visa abrir, porém, sem esgotar, uma reflexão orientada para a Educação Contemporânea. Para tanto, se atenta às origens arquetípicas (arché) da tecnologia do Chat GPT ou outros LLM, tanto na ordem da linguagem quanto da subjetividade. Primeiro, são apresentadas nuances técnicas e arquetípicas das origens e da constituição da dinamicidade linguística com a emergência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Em seguida, a partir de uma caracterização objetiva da IA e da especificidade dos LLM, o artigo explora os questionamentos inerentes à subjetividade contemporânea derivada da questão linguística. Sem dúvidas, é amplamente reconhecido que há inúmeros questionamentos não resolvidos a respeito da presença da IA na Educação. Embora o artigo apenas esboce uma introdução à problemática, ele instiga uma reflexão e debate que emerge de maneira implícita em qualquer interação linguística dos educadores ou estudantes com um Chatbot como dispositivo educacional. Assim, ao observar a atualidade da IA no Brasil e no mundo, percebe-se que essa se apresenta como uma oportunidade e ameaça, sendo parte do novo Areópago digital em que confluem os atuais processos civilizatórios. Portanto, cabe à Universidade problematizar e aprofundar tanto nesses locais de construção da subjetividade, quanto nos contextos de novas dinamicidades da linguagem da cultura digital. Em síntese, o texto estrutura-se por meio de três objetivos propedêuticos para uma reflexão mais aprofundada: A descrição de uma arqueologia da Linguagem na história das TICs; a definição de Inteligência Artificial e a particularidade dos LLM; a reflexão sobre a interação da subjetividade humana com um Chatbot de IA no contexto educativo Contemporâneo.
Título do Evento
VII Seminário Internacional do ForTEC
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário ForTEC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUERRERO, Carlos Javier Vidal; (UNEB), Prof Dr. Arnaud Soares. CHAT GPT NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A ἈΡΧΉ (ARCHÉ) DA LINGUAGEM NA EMERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A PROBLEMÁTICA DA SUBJETIVIDADE... In: Anais do Seminário ForTEC. Anais...Salvador(BA) UNEB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/888709-CHAT-GPT-NA-EDUCACAO-CONTEMPORANEA--A--(ARCHE)-DA-LINGUAGEM-NA-EMERGENCIA-TECNOLOGICA-E-A-PROBLEMATICA-DA-SUB. Acesso em: 23/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes