UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Publicado em 07/12/2024 - ISSN: 2525-7625

Título do Trabalho
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
Autores
  • Adriano Fiuza do Nascimento
  • Karina Marcon
Modalidade
Comunicação oral de resultado de pesquisa
Área temática
GT1: Educação: Currículo e Formação
Data de Publicação
07/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/886479-um-estudo-sobre-o-programa-inova-educacao-e-as-possibilidades-de-inclusao-digital-atraves-do-desenho-universal-pa
ISSN
2525-7625
Palavras-Chave
Tecnologia, Inclusão, DUA
Resumo
A Educação contemporânea, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), demanda a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas para preparar os estudantes para os desafios do Século XXI. Assim, o Programa Inova Educação busca modernizar a educação pública no Estado de São Paulo através da inserção das TDIC no currículo paulista. Entretanto, é essencial não apenas a inserção das tecnologias de modo instrumental na sala de aula, mas também a promoção de pensamento crítico sobre essa integração, visando a inclusão digital. Desta forma, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) pode contribuir com esse processo, oferecendo uma flexibilização curricular que atende às diversas necessidades dos alunos. Este estudo é um recorte de uma dissertação de mestrado que investiga os processos de inclusão digital no contexto do Programa Inova Educação em Sumaré, São Paulo. A pesquisa foi realizada em duas escolas estaduais, envolveu a coleta de dados por questionários e observações simples, com a participação de seis profissionais, sendo dois gestores e quatro professores do programa. Os resultados destacaram a insuficiência na formação docente em tecnologias, o acesso precário à internet e a falta de articulação entre teoria e prática. Diante dos resultados apontados, integrar TDIC ao DUA pode ser uma estratégia para promover inclusão digital e práticas pedagógicas mais inclusivas em programas como o inova e diferentes contextos na educação pública.
Título do Evento
VII Seminário Internacional do ForTEC
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário ForTEC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Adriano Fiuza do; MARCON, Karina. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM.. In: Anais do Seminário ForTEC. Anais...Salvador(BA) UNEB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/886479-UM-ESTUDO-SOBRE-O-PROGRAMA-INOVA-EDUCACAO-E-AS-POSSIBILIDADES-DE-INCLUSAO-DIGITAL-ATRAVES-DO-DESENHO-UNIVERSAL-PA. Acesso em: 09/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes