O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA NA FUNÇÃO DE REPRESENTANTE DE TURMA NO PROEJA: UMA JORNADA DE CRESCIMENTO E SUPERAÇÃO DE DESAFIOS NUMA PERSPECTIVA DE LIDERANÇA "PÓS-HEROICA"

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA NA FUNÇÃO DE REPRESENTANTE DE TURMA NO PROEJA: UMA JORNADA DE CRESCIMENTO E SUPERAÇÃO DE DESAFIOS NUMA PERSPECTIVA DE LIDERANÇA "PÓS-HEROICA"
Autores
  • MARCIA REGINA FERNANDES BRAGA SANTOS
  • Robson Costa de Castro
  • Márcia Cristina de Alencastro Mattos
Modalidade
Resumo Relato de Experiência
Área temática
ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/925713-o-desenvolvimento-da-lideranca-na-funcao-de-representante-de-turma-no-proeja--uma-jornada-de-crescimento-e-supera
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
Liderança; PROEJA; Representante de Turma
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de desenvolvimento da liderança de uma estudante do Proeja na função de representante de turma numa perspectiva de liderança “pós-heróica”. A estudante foi escolhida para representar seus colegas nos anos letivos 2023 e 2024, quando cursou respectivamente o primeiro e o segundo ano do ensino médio integrado ao curso assistente administrativo - Proeja, no Colégio Pedro II - Campus Tijuca, situado no Rio de Janeiro/ RJ. Sobral e Furtado (2019) criticam a visão tradicional da liderança como um processo de influência unidirecional, de cima para baixo, que separa claramente líderes de liderados. Essa perspectiva, considerada "heroica" e "romantizada", é vista como inadequada para a complexidade das organizações atuais, que dependem da colaboração e do conhecimento coletivo. Em resposta, estudiosos propõem o paradigma da liderança "pós-heroica", que enfatiza a liderança como um processo coletivo, relacional e participativo, resultante das interações e relações entre grupos, em vez de focar nas características excepcionais de um único indivíduo. Por meio de entrevista, a estudante relatou que ao ser escolhida pelos colegas como representante, sentiu um misto de orgulho e responsabilidade, pois sempre teve uma vontade interna de ajudar e de fazer diferença, mas nunca imaginou que essa função poderia moldar tanto seu desenvolvimento pessoal. No início, a representante se sentia insegura e preocupada em como lidaria com as demandas da turma, com a comunicação entre professores e alunos, e com os desafios que surgiriam no caminho. Mas percebeu que poderia usar essa posição para influenciar positivamente o ambiente escolar. Assim, decidiu criar um canal de comunicação aberto com todos os colegas de classe, entendendo as diferentes realidades e dificuldades de cada um, organizou reuniões informais para discutir os problemas que enfrentavam e as sugestões de melhorias. Aos poucos, percebeu que os estudantes passaram a confiar em sua liderança e identificou o desenvolvimento de habilidades de liderança: capacidade de negociação, mediação de conflitos e de tomar decisões democráticas. Para a educanda, ser representante de turma não foi apenas sobre gerir situações práticas, mas também sobre apoiar seus colegas em suas jornadas individuais, pois muitos haviam voltado aos estudos depois de muitos anos longe da escola e a insegurança era um sentimento comum. Estar ao lado deles, incentivando-os e mostrando que todos eram capazes de superar os desafios, fortaleceu sua autoconfiança. Quando indagada sobre o que mudou em sua percepção sobre o conceito de liderança, a aluna representante alegou que a experiência a ensinou que a liderança não é apenas uma questão de falar em público ou tomar decisões difíceis, mas sim de escutar, de ser empática e de estar disposta a servir aos outros. Afirmou ainda, que hoje se sente mais preparada para enfrentar qualquer desafio que a vida apresentar e leva consigo a certeza de que pode fazer diferença onde quer que ela esteja. A estudante finalizou a entrevista concluindo que o Proeja não representou para ela apenas um retorno aos estudos, mas um caminho de crescimento pessoal e de descoberta do seu potencial como líder.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, MARCIA REGINA FERNANDES BRAGA; CASTRO, Robson Costa de; MATTOS, Márcia Cristina de Alencastro. O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA NA FUNÇÃO DE REPRESENTANTE DE TURMA NO PROEJA: UMA JORNADA DE CRESCIMENTO E SUPERAÇÃO DE DESAFIOS NUMA PERSPECTIVA DE LIDERANÇA "PÓS-HEROICA".. In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/925713-O-DESENVOLVIMENTO-DA-LIDERANCA-NA-FUNCAO-DE-REPRESENTANTE-DE-TURMA-NO-PROEJA--UMA-JORNADA-DE-CRESCIMENTO-E-SUPERA. Acesso em: 30/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes