ENGENHARIA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
ENGENHARIA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autores
  • Gil Christiano Guedes dos Santos
  • Claudia Bocchese de Lima
Modalidade
Resumo Relato de Experiência
Área temática
GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT (PROEJA)
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/925436-engenharia-didatica-na-construcao-curricular-para-o-ensino-de-jovens-e-adultos-integrado-a-educacao-profissional-
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
Práticas Pedagógicas; Engenharia Didática; Educação de Jovens e Adultos integrado a Educação Profissional e Tecnológica
Resumo
Objetivos: Analisar as práticas pedagógicas nos currículos das aulas dos(as) docentes aplicados aos seus componentes curriculares, nos cursos da Educação de Jovens e Adultos integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês. Avaliar as turmas de Ensino de Jovens e Adultos, em que têm-se os contrapontos dos educandos advindos de diversas gerações, com os seus saberes relevantes e suas habilidades adquiridas por décadas de experiencias em seus processos produtivos: produtores rurais; agricultores; cozinheiras(os) e; de manufaturas de pães. Metodologia: Análise in loco. Observação do desenvolvimento curricular - das sequências didáticas. Avaliação do atendimento dos passos (fases) definidos pela Engenharia Didática (ED): fase de análises prévias; Fase de concepção e da análise a priori; Fase de experimentação; Fase de análise a posteriori e de validação. Fundamentação teórica: O desenvolvimento de reflexões para a prática transformadora na EJA, por meio das quais, as educadoras e os educadores podem e devem desenvolver, junto com os/as educandos, novas formas de agir e de pensar. Por meio das possibilidades de aprendizagem podem rever o papel da Coordenação do Curso EJA-EPT do Campus Santa Inês nesse processo orientador, por meio de inumeras alternativas de ensino, a partir de modelos orientadores, depurados e condensados, obtidos como resultado desta pesquisa consultiva, de observações das práticas pedagógicas em campo. Discussão e Resultado: O espaço amostral das aulas - o conjunto das aulas avaliadas - nos componentes elaborados em conformidade aos educandos, distribuído em três cursos, respectivamente: Agricultura Familiar; Panificação; e Confecção de Doces em Compotas, no período do ano de 2023, foram suficientes (dentro do cenário avaliado) para filtrar os pontos relevantes, abordados em meio às discrepâncias de idades e de estratificações dos saberes . O resultado mostrou-se heterogêneo, podendo ser ajustados com a uso da ferramenta da Engenharia Didática, a qual propõe centraliza o currículo em pontos comuns, cujos anseios sejam comuns à turma, como exemplos: trazer para a frente da sala de aula os educandos profissionalmente mais experientes; consultar os saberes prévios para pontuá-los e puder alavancar os seus saberes e socializá-los com a turma; compreender os objetivos dos educandos quanto ao curso e, apresentar os caminhos para que, dentro do componente curricular, possa atendê-los, alcançar o sucesso teórico e prático. Conclusões: A Engenharia Didatica (ED) aplicada à EJA-EPT cumpriu como um recurso metodologico norteador, menos hermético, quando comparada à aplicação desta (ED) nas séries do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e das Graduações, entre outros. Assim, após serem acompanhados os três cursos ofertados pelo IF Baiano Campus Santa Ines, têm-se que os currículos passam por muitas adequações, conforme o componente curricular e o público alvo (educandos), porém identificou-se um eixo curricular perene. Os dados obtidos ressaltam as ações de permanências, ações nas socializações dos saberes e, pelas buscas por materiais e métodos voltados às práticas ou, correlacionados, incluindo também as ferramentas que também podem ser aplicadas aos componentes curriculares essencialmente teoricos.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Gil Christiano Guedes dos; LIMA, Claudia Bocchese de. ENGENHARIA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/925436-ENGENHARIA-DIDATICA-NA-CONSTRUCAO-CURRICULAR-PARA-O-ENSINO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-INTEGRADO-A-EDUCACAO-PROFISSIONAL-. Acesso em: 10/07/2025

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