RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: ENTREVISTA COM UMA ESTUDANTE DA EJA.

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: ENTREVISTA COM UMA ESTUDANTE DA EJA.
Autores
  • Vinicius Alcobaça de Paula
  • Darlene do Socorro Del-Tetto Minervino
Modalidade
Resumo Relato de Experiência
Área temática
ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/925047-relato-de-experiencia-academica--entrevista-com-uma-estudante-da-eja
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores, Perfil discente
Resumo
1. Introdução O relato de experiência é um estudo acadêmico no componente curricular Teoria e Prática da EJA, em uma turma de Licenciatura em Informática, cujo objetivo foi compartilhar em sala de aula a entrevista com uma estudante do PROEJA do curso de Segurança do Trabalho, identificando perfil, trajetória e desafios da vida escolar e sonhos. Foi realizada uma pesquisa de campo, no contexto de uma abordagem qualitativa. A técnica foi entrevista, constituída por um roteiro de perguntas. Utilizou-se o celular para filmagem para produção de vídeo como resultado final. O lócus foi o Instituto Federal do Amapá – IFAP, e os resultados serviram para ampliar discussões e aprofundar conhecimentos sobre quais características formam o perfil de um aluno da EJA. 2. Fundamentação Teórica Considerando a realidade histórica e social do estado brasileiro, pode se dizer que os sujeitos que compõem a EJA, são pessoas adultas que buscam recuperar o direito ao acesso à educação. Essa realidade aponta que no decorrer de seu processo de vida, essas pessoas, tiveram esses direitos violados durante a infância e a adolescência, colocando a mostra os principais causadores dos índices de analfabetismo no Brasil. O descaso com a EJA é ainda uma realidade perversa no cenário educacional, mostrando explicitamente um problema estrutural da sociedade brasileira. É importante que se conheça trajetórias escolares e/ou histórias de vida desses sujeitos, para que se garanta uma pedagogia que atenda as especificidades desse público, incluindo formação de professores para que conheçam a pedagogia da educação popular, construída sob um embasamento teórico/prático libertador através do método de Paulo Freire (1967). Para Freire (1996, p. 61), "A EJA deve ser entendida como um processo de permanente libertação." Assim, a partir do perfil que identifica as características educacionais do educando(a) da EJA, deve-se garantir uma prática pedagógica que respeite as especificidades e suas trajetórias de vida, como forma de conceber os conhecimentos de maneira significativa, acolhedora e autônoma. Para isso, é necessário considerar a flexibilidade do currículo, unindo o conteúdo teórico/prático as experiências pessoais e profissionais concretas. 3. Discussão e Resultados O resultado da entrevista mostrou não só o perfil, característica educacionais e de vida da aluna entrevistada, mas expôs seus sonhos de ter direito de recomeçar seus estudos e cursar o ensino superior. Apesar das dificuldades em conciliar família, estudos e deveres, destacou a importância do diálogo e do respeito mútuo, quer cidadania e liberdade de escolha, elementos que Freire defende como fundamentais para uma educação libertadora. A EJA não pode ficar sem debate crítico, pois tem especificidades educacionais que devem ser aprofundadas na formação inicial e continuada de professores. 4. Conclusões O relato de experiência apontou a relevância da pedagogia popular freiriana na EJA. Constatou-se que as discussões que o autor faz sobre o perfil desses sujeitos também é identificada no perfil da aluna entrevistada. É preciso uma prática pedagógica que atenda a real necessidade educacional. A retomada aos estudos garante o direito à cidadania que amplia o modo de ver o mundo com criticidade, autonomia e justiça social.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAULA, Vinicius Alcobaça de; MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto. RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: ENTREVISTA COM UMA ESTUDANTE DA EJA... In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/925047-RELATO-DE-EXPERIENCIA-ACADEMICA--ENTREVISTA-COM-UMA-ESTUDANTE-DA-EJA. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes