O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DO PROJETO EJA-EPT NO IFRN

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DO PROJETO EJA-EPT NO IFRN
Autores
  • Francy Izanny de Brito Barbosa Martins
  • Rejane Bezerra Barros
  • Naya Lauany da Silva Oliveira
Modalidade
Resumo Comunicação Oral
Área temática
METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA)
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/920619-o-desenvolvimento-de-metodologias-e-estrategias-de-ensino-na-promocao-da-aprendizagem-do-estudante-do-projeto-eja
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
Metodologias de ensino, educação profissional e tecnológica, educação de jovens e adultos
Resumo
O presente trabalho visa apresentar um estudo investigativo que tem como finalidade analisar as metodologias e estratégias de ensino aplicadas pelos professores para possibilitar a aprendizagem do estudante do Projeto EJA-EPT no IFRN. Está fundamentado em um referencial teórico alusivo às abordagens metodológicas na EJA, incluindo desde aspectos no desenvolvimento curricular até as estratégias de ensino adotadas pelos docentes. Além disso, o referencial expõe a carência existente de uma melhor preparação acadêmica voltada aos professores para que os mesmos exerçam sua função de forma coerente com as expectativas e as necessidades presentes na modalidade de ensino na EJA-EPT. A análise de tais fatores possibilita uma melhor intervenção em prol de um processo de ensino-aprendizagem exitoso, estável e coerente com a modalidade. Os autores que embasam os estudos para tal investigação são: Malglaive (1995), Masetto (2003), Anastasiou (2005), Martins (2018), dentre outros. A investigação segue a abordagem qualitativa, do tipo exploratória, por responder questões particulares e orientar a escuta para a compreensão do sujeito (Minayo, 2010), e apresenta estudos acerca do desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino na promoção da aprendizagem do estudante da EJA. A investigação tem como lócus o IFRN, especificamente 08 campi que atualmente estão ofertando Cursos FIC de qualificação profissional por meio do Projeto EJA Integrada – EPT. Os sujeitos investigados são docentes que atuam neste projeto em disciplinas do núcleo articulador e do núcleo tecnológico da matriz curricular dos cursos ofertados. Correspondendo à parte procedimental da pesquisa, adotamos inicialmente para o processo de recolha de dados a pesquisa documental, realizada a partir de documentos e legislações com o objetivo de comparar os dois programas investigados. Em seguida, realizamos grupos focais em busca de dados e informações empíricas dos sujeitos participantes entrevistados acerca da metodologia e estratégias de ensino aplicadas por eles em sala de aula. Como resultado, espera-se contribuir com a construção do conhecimento científico acerca de temáticas sobre o perfil profissional dos sujeitos docentes que atuam no âmbito do Projeto EJA-EPT, assim como conhecer quais são as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores no Projeto EJA Integrada EPT objetivando a aprendizagem dos educandos.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Francy Izanny de Brito Barbosa; BARROS, Rejane Bezerra; OLIVEIRA, Naya Lauany da Silva. O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DO PROJETO EJA-EPT NO IFRN.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/920619-O-DESENVOLVIMENTO-DE-METODOLOGIAS-E-ESTRATEGIAS-DE-ENSINO-NA-PROMOCAO-DA-APRENDIZAGEM-DO-ESTUDANTE-DO-PROJETO-EJA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes