PERFIL DEMOGRÁFICO E EDUCACIONAL DOS MUNICÍPIOS ALCANÇADOS PELO PROJETO EJA-EPT DO IFSULDEMINAS – CAMPUS POUSO ALEGRE

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
PERFIL DEMOGRÁFICO E EDUCACIONAL DOS MUNICÍPIOS ALCANÇADOS PELO PROJETO EJA-EPT DO IFSULDEMINAS – CAMPUS POUSO ALEGRE
Autores
  • Isabel Cristiane Kuniyoshi
  • Henrique Fernandes Pereira
  • Evandro Moreira da Silva
Modalidade
Resumo Comunicação Oral
Área temática
GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT (PROEJA)
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/919077-perfil-demografico-e-educacional-dos-municipios-alcancados-pelo-projeto-eja-ept-do-ifsuldeminas--campus-pouso-al
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos (EJA); Perfil Demográfico; Qualificação Profissional
Resumo
Introdução: O IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, em parceria com secretarias de educação estadual e municipais, promove a qualificação profissional, em dez áreas, integrada ao EJA Fundamental Anos Finais e EJA Ensino Médio. O projeto alcança 48 escolas públicas, com a oferta de 58 turmas em 39 municípios do interior, sendo um no estado de São Paulo e 38 em Minas Gerais. Objetivo: Estabelecer o perfil demográfico e educacional dos municípios alcançados pelo Projeto EJA-EPT do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Metodologia: Foram utilizados dados do IBGE, INEP e DataSUS dos 39 municípios, que estabeleceram parcerias com o IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre por meio de termo de cooperação técnica para o Projeto EJA-EPT. Dos dados disponíveis, foram considerados os mais recentes, sendo: população residente, densidade demográfica e taxa de analfabetismo (Censo Demográfico 2022); taxa de escolarização e IDHM (Censo Demográfico 2010); IDEB, matrículas, docentes, escolas e taxa de distorção idade-série (Censo Escolar 2023). Os dados demográficos foram obtidos no portal @cidades e a taxa de alfabetização no sistema sidra, ambos canais oficiais do IBGE. Dados de escolaridade foram consultados no sistema tabnet do DataSUS e os demais indicadores educacionais nos relatórios do Censo Escolar 2023, emitidos e divulgados no site oficial do INEP. Fundamentação Teórica: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional (EPT) fundamenta-se na LDB (Lei n.º 9.394/1996) e na concepção de formação humana integral, conforme as diretrizes do PROEJA. Conhecer o perfil demográfico e educacional dos municípios é crucial para os processos de gestão, implementação e avaliação de projetos pedagógicos, permitindo a reformulação de currículos integrados que atendam às necessidades locais e contribuam para a inclusão social e o desenvolvimento profissional dos estudantes. Discussão e Resultados: Entre os 39 municípios estudados, 17 (43,6%) são considerados de pequeno porte; 14 (35,9%) de médio porte; seis (15,4%) de grande porte e dois (5,1%), com população acima de 500 mil habitantes, considerados metrópoles. Nenhum é capital do estado. A menor população residente foi registrada em São José do Alegre-MG (4.133 habitantes) e a maior, em Contagem-MG (621.863 habitantes). A mediana para população residente foi 21.723 habitantes e para densidade demográfica, 60,37 habitantes/km2. O IDHM variou de 0,608 a 0,787, com mediana e moda de 0,715. A taxa de analfabetismo variou de 2,23%, em Juiz de Fora-MG, a 12,25%, em Mutum-MG. Campo Belo-MG teve a menor taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental anos finais, e Santa Rita de Caldas-MG no Ensino Médio; Rio Acima-MG registrou as maiores taxas em ambos. Conclusão: A diversidade nos resultados demográficos e educacionais entre os 39 municípios analisados ressalta o desafio de implementar, acompanhar e reformular projetos pedagógicos, bem como avaliar cursos e adaptar o currículo integrado de maneira eficaz, exigindo estratégias customizadas para atender às distintas realidades locais e garantir a efetividade do Projeto EJA-EPT do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KUNIYOSHI, Isabel Cristiane; PEREIRA, Henrique Fernandes; SILVA, Evandro Moreira da. PERFIL DEMOGRÁFICO E EDUCACIONAL DOS MUNICÍPIOS ALCANÇADOS PELO PROJETO EJA-EPT DO IFSULDEMINAS – CAMPUS POUSO ALEGRE.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/919077-PERFIL-DEMOGRAFICO-E-EDUCACIONAL-DOS-MUNICIPIOS-ALCANCADOS-PELO-PROJETO-EJA-EPT-DO-IFSULDEMINAS--CAMPUS-POUSO-AL. Acesso em: 05/07/2025

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