A FORMAÇÃO QUE PASSA PELA FORMAÇÃO DOS FORMADORES: O PROEJA EM QUESTÃO!

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO QUE PASSA PELA FORMAÇÃO DOS FORMADORES: O PROEJA EM QUESTÃO!
Autores
  • PEDRO ALVES DA SILVA
  • Joselma Ferreira Lima e Silva
  • Márcio Aurélio Carvalho de Morais
Modalidade
Resumo Comunicação Oral
Área temática
FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES PARA/NA EJA-EPT (PROEJA)
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/918841-a-formacao-que-passa-pela-formacao-dos-formadores--o-proeja-em-questao
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
Formação continuada de professores(as), Práticas pedagógicas, Necessidades formativas, EJA e PROEJA, Abordagens colaborativas e formativas.
Resumo
Este estudo investiga a eficácia do Produto Educacional (PE) intitulado "Conectando Saberes na Formação Continuada de Professores(as) da EJA/Proeja: Integrando Práticas e Contextos Sociais", desenvolvido no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). O PE é uma formação destinada a professores(as) atuantes na EJA/Proeja, estruturada em quatro módulos distintos: (I) Explorando as bases da EJA; (II) Práticas Pedagógicas orientadas pelas bases da EJA/Proeja; (III) Prática docente dialógica; e (IV) Avaliação para a aprendizagem significativa. Esse estudo adota uma abordagem metodológica de pesquisa-ação, combinando métodos qualitativos e quantitativos para avaliar o impacto do PE em diversos municípios do Estado do Piauí, incluindo Olho D’Água do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Buriti dos Montes, Pau D’Arco do Piauí e Landri Sales. A implementação do PE nesses municípios ocorreu por meio de quatro encontros formativos, cada um com duração de oito horas, nos quais os módulos foram detalhadamente abordados. A metodologia empregada durante essas formações envolveu atividades teóricas, oficinas pedagógicas práticas e momentos de reflexão coletiva, que permitiram aos docentes analisar suas práticas pedagógicas à luz das práticas dialógicas sugeridas pelo PE. Ao final dos encontros, foram aplicados questionários semiestruturados para avaliar a recepção e os impactos das formações. Os resultados revelaram que o PE foi amplamente aceito pelos participantes, que ressaltaram a importância do curso na promoção de uma integração mais eficaz entre as práticas pedagógicas e os contextos socioculturais locais. Além disso, os docentes relataram que a formação proporcionou um enriquecimento teórico e prático substancial, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais dialógicas, contextualizadas e inclusivas. A eficácia do PE, portanto, se manifesta na sua capacidade de atender às necessidades específicas dos educadores, oferecendo um modelo de formação continuada que não só aprimora o conhecimento dos docentes, mas também eleva a qualidade da educação na EJA/Proeja. O estudo conclui que este Produto Educacional possui um potencial de replicação e adaptação a outras regiões, consolidando-se como uma ferramenta vital para a formação de formadores e para a melhoria contínua da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, PEDRO ALVES DA; SILVA, Joselma Ferreira Lima e; MORAIS, Márcio Aurélio Carvalho de. A FORMAÇÃO QUE PASSA PELA FORMAÇÃO DOS FORMADORES: O PROEJA EM QUESTÃO!.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/918841-A-FORMACAO-QUE-PASSA-PELA-FORMACAO-DOS-FORMADORES--O-PROEJA-EM-QUESTAO. Acesso em: 30/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes