TEXTO E CONTEXTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM OS(AS) ALUNOS(AS) DO CURSO DE ALIMENTOS DA EJA/EPT- IFAL CAMPUS MURICI.

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
TEXTO E CONTEXTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM OS(AS) ALUNOS(AS) DO CURSO DE ALIMENTOS DA EJA/EPT- IFAL CAMPUS MURICI.
Autores
  • Herbert Nunes de Almeida Santos
  • Paulo Daniel De Couto Neto
Modalidade
Resumo Comunicação Oral
Área temática
PROJETOS DE ENSINO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E EXTENSÃO REALIZADOS COM ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA) - temática disponível apenas para Comunicação Oral
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/911506-texto-e-contexto--praticas-de-leitura-e-escrita-com-os(as)-alunos(as)-do-curso-de-alimentos-da-ejaept--ifal-camp
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
EJA/EPT. Estratégias de aprendizagem. Leitura. Escrita.
Resumo
O Projeto de ensino texto e contexto: práticas de leitura e escrita, visou colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do curso de Alimentos da EJA/EPT - IFAL, campus Murici, especialmente buscando corrigir dificuldades de escrita e leitura desses estudantes. Com a realização de encontros semanais e oficinas, o projeto objetivou o fortalecimento de habilidades que favorecessem a expressão dos conhecimentos críticos dos(as) alunos(as) sobre os temas abordados nas disciplinas que compõem seus currículos utilizando como ferramenta sua criatividade, oralidade e desenvoltura. Realizamos oficinas com diferentes tipos de textos procurando revelar práticas concretas de leitura e escrita; realizando atividades diferenciadas tais como: bloco de tarefas, dinâmicas, treinos ortográficos, produções de artes visuais e sonoras. Tivemos nos encontros momentos de integração com esses estudantes focando, sobretudo no processo de integração e diminuindo qualquer sensação de afastamento com que alguns manifestavam no curso. Buscamos com os resultados traçar metodologias que dirimissem dificuldades, realizando oficinas focalizadas nos principais desvios das produções feitas pelos participantes. Textos que dialogavam com suas realidades culturais foram muito utilizados como forma de reconhecimento dessas culturas atrelado aos conteúdos do curso de Alimentos. O projeto com essa ação de ensino entendia que toda ação institucional que vise contribuir com o processo de ensino e aprendizagem tem um protagonismo importante. Por isso o diálogo com as perspectivas essenciais de contribuição da aprendizagem. Com a aplicação das oficinas, temos observado o interesse dos(as) estudantes em aprimorar o seu conhecimento, isso ficou comprovado pela quantidade considerável de alunos(as) que integraram as oficinas.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Herbert Nunes de Almeida; NETO, Paulo Daniel De Couto. TEXTO E CONTEXTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM OS(AS) ALUNOS(AS) DO CURSO DE ALIMENTOS DA EJA/EPT- IFAL CAMPUS MURICI... In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/911506-TEXTO-E-CONTEXTO--PRATICAS-DE-LEITURA-E-ESCRITA-COM-OS(AS)-ALUNOS(AS)-DO-CURSO-DE-ALIMENTOS-DA-EJAEPT--IFAL-CAMP. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes