ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NA EJA-EPT DO IFSUL-RIO-GRANDENSE/ CÂMPUS PELOTAS

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NA EJA-EPT DO IFSUL-RIO-GRANDENSE/ CÂMPUS PELOTAS
Autores
  • Lilian Dilli Gonçalves
Modalidade
Resumo Relato de Experiência
Área temática
ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA)
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/902349-acolhimento-pedagogico-como-estrategia-de-permanencia-na-eja-ept-do-ifsul-rio-grandense-campus-pelotas
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
Acolhimento pedagógico, estratégias de permanência
Resumo
Acolhimento pedagógico como estratégia de permanência na EJA-EPT do IFSUL-RIO-GRANDENSE/ Câmpus Pelotas Profª Lílian Dilli Gonçalves O presente trabalho tem por objetivo relatar estratégias de permanência utilizadas no Curso Técnico em Edificações – EJA-EPT, no Câmpus Pelotas do IF SUL- RIO-GRANDESE, com objetivo de incentivar a permanência dos estudantes e conclusão do curso. A permanência é um dos grandes desafios dos cursos da EJA, visto que, são adultos trabalhadores e a maioria possui família. O curso é anual, noturno, com duração de quatro anos e com metodologia voltada para EJA-EPT, a qual, leva em consideração os conhecimentos já construídos, a integração curricular e dos conteúdos. São aproximadamente 70 estudantes, homens e mulheres, trabalhadores da construção civil ou com algum conhecimento na área, distribuídos em quatro turmas. Atualmente, nosso grupo é composto por 25 docentes incluindo formação geral e da área técnica, uma pedagoga e uma coordenadora. Uma estratégia de permanência é o curso anual, pois proporciona mais tempo para construção do conhecimento além de maior interação com os professores. Também possibilita laços e vínculos afetivos com os colegas que muitas vezes trocam conhecimentos. Nas disciplinas de informática, em que apresentam muitas dificuldades, possuímos dois monitores em sala de aula junto com os professores para auxiliar os estudantes na aprendizagem e consequentemente na permanência. A monitoria de informática também é oferecida antes do início das aulas das 18h15min às 19h. O Câmpus Pelotas também oferece monitoria em outras disciplinas. Os benefícios da Assistência Estudantil se somam à permanência dos estudantes, entre os quais, auxílio transporte e jantar. E neste ano de 2024 os estudantes ingressantes recebem mais um auxílio do MEC, referente a uma bolsa de R$ 380,00 mensais, durante três anos, com objetivo de incentivar a permanência e conclusão. As quartas-feiras no intervalo das aulas a coordenadoria proporciona um momento de interação e afetividade, entre as quatro turmas, com cafezinho e bolachas. Outra estratégia utilizada é a escuta sensível dos estudantes com relação a problemas pontuais de aprendizagens, relações interpessoais, saúde e até mesmo busca por trabalho. Todas às terças-feiras das 13h30min às 15h os professores se reúnem para planejamento das atividades e relatos sobre dificuldades individuais ou das turmas. De acordo com Paulo Freire, é fundamental estar disponível e sensível ao diálogo para acolher pedagogicamente os educandos. “Viver a abertura respeitosa aos outros e, de quando em vez, de acordo com o momento, tomar a própria prática de abertura ao outro como objeto da reflexão crítica deveria fazer parte da aventura docente. A razão ética da abertura, seu fundamento político, sua referência pedagógica; a boniteza que há nela como viabilidade do diálogo.”(1996. P. 153). Os benefícios da assistência estudantil, o acolhimento pedagógico, a afetividade e interação com os estudantes e entre eles, são algumas estratégias utilizadas com objetivo de incluir e possibilitar que permaneçam e finalizem o curso exercendo seus direitos à educação enquanto cidadãos. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Lilian Dilli. ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NA EJA-EPT DO IFSUL-RIO-GRANDENSE/ CÂMPUS PELOTAS.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/902349-ACOLHIMENTO-PEDAGOGICO-COMO-ESTRATEGIA-DE-PERMANENCIA-NA-EJA-EPT-DO-IFSUL-RIO-GRANDENSE-CAMPUS-PELOTAS. Acesso em: 04/07/2025

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