CANVAS MODELO DE NEGÓCIOS COMO METODOLOGIA ATIVA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ALIMENTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
CANVAS MODELO DE NEGÓCIOS COMO METODOLOGIA ATIVA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ALIMENTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores
  • Rodrigo Leite Moura
Modalidade
Resumo Relato de Experiência
Área temática
METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA)
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/896288-canvas-modelo-de-negocios-como-metodologia-ativa-em-uma-disciplina-do-curso-tecnico-integrado-em-alimentos-na-mod
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
Canvas; Ferramenta; Interdisciplinaridade; Metodologia ativa; PROEJA
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência das (os) alunas (os) do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Piranhas, na utilização do Canvas Modelo de Negócios como uma metodologia ativa na disciplina de Tecnologia de Grãos, Raízes e Tubérculos. A proposta visou integrar conhecimentos teóricos e práticos, estimulando o desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre as (os) alunas (os), que foram desafiadas (os) a idealizar produtos derivados de grãos, raízes e tubérculos. Previamente, receberam instruções sobre as áreas principais de um negócio de acordo com o Canvas Modelo de Negócios. Posteriormente, foram concebidas ideias de produtos como "farinha de cenoura" e "hambúrguer vegetal à base de feijão". A turma, então composta por 5 (cinco) alunas e 1 (um) aluno, foi dividida em dois grupos de três, cada grupo ficando responsável por um produto. Na sequência, cada grupo elaborou seu Canvas Modelo de Negócios, considerando aspectos como proposta de valor, segmentos de clientes, canais de distribuição, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custos. A metodologia ativa, fundamentada em autores como Lackéus (2015) e Moberg (2014), considera o empreendedorismo não apenas como um fim, mas como um método pedagógico que promove experiências práticas. O Canvas Modelo de Negócios, desenvolvido por Osterwalder e Pigneur (2010) é uma ferramenta que facilita a visualização e o planejamento de um negócio, permitindo aos alunos integrarem teoria e prática de forma interdisciplinar. A aplicação do Canvas na disciplina promoveu uma interdisciplinaridade com a teoria aprendida na disciplina de Empreendedorismo. As (os) alunas (os) puderam vivenciar o processo de criação de valor, identificando problemas, propondo soluções e avaliando a viabilidade de suas ideias. A atividade incentivou a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade. Cada grupo apresentou um Canvas detalhado, mostrando uma compreensão sólida dos componentes de um negócio e a aplicabilidade prática do conhecimento adquirido. O Canvas Modelo de Negócios demonstrou ser uma ferramenta poderosa para metodologias ativas, promovendo um aprendizado mais envolvente e prático. A experiência ajudou os estudantes a entenderem melhor o funcionamento dos negócios e a aplicarem seus conhecimentos de maneira criativa e colaborativa. Integrar o Canvas nas disciplinas do Curso Técnico em Alimentos, bem como em outros cursos, pode auxiliar a preparar melhor os estudantes para os desafios do mundo real, proporcionando-lhes uma base sólida para suas futuras carreiras.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOURA, Rodrigo Leite. CANVAS MODELO DE NEGÓCIOS COMO METODOLOGIA ATIVA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ALIMENTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/896288-CANVAS-MODELO-DE-NEGOCIOS-COMO-METODOLOGIA-ATIVA-EM-UMA-DISCIPLINA-DO-CURSO-TECNICO-INTEGRADO-EM-ALIMENTOS-NA-MOD. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes