DA LAMA AO CAOS: O CONSUMO EXCESSIVO DE PLÁSTICOS POR UMA ESPÉCIE DE ANURO, RHINELLA DIPTYCHA (BUFONIDAE), EM LIXÕES DO SUL DO CEARÁ.

Publicado em 16/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0776-4

Título do Trabalho
DA LAMA AO CAOS: O CONSUMO EXCESSIVO DE PLÁSTICOS POR UMA ESPÉCIE DE ANURO, RHINELLA DIPTYCHA (BUFONIDAE), EM LIXÕES DO SUL DO CEARÁ.
Autores
  • Evelyn Karen Romana Da Silva
  • Hiury Antônio Souza Cruz
  • José Guilherme Gonçalves-Sousa
  • Samuel Cardozo Ribeiro
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Meio Ambiente e Biodiversidade
Data de Publicação
16/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/921087-da-lama-ao-caos--o-consumo-excessivo-de-plasticos-por-uma-especie-de-anuro-rhinella-diptycha-(bufonidae)-em-lix
ISBN
978-65-272-0776-4
Palavras-Chave
sapo-cururu, lixão, plástico
Resumo
A dieta de espécies do gênero Rhinella (Bufonidae) estão associadas à sua predação oportunista, possuindo voracidade na captura de suas presas, consumindo tudo aquilo que conseguem capturar. Em resultados recentes, pode ser observado uma dieta especialmente focada em invertebrados (Formicidae e Coleoptera). Rhinella diptycha é uma espécie comum no nordeste do Brasil, e possui uma grande capacidade de dispersão devido a sua grande resistência a diversas condições ambientais, podendo ser encontrados, inclusive, em áreas de lixões, onde o presente estudo foi desenvolvido na busca de identificar a dieta desses sapos. Este estudo observou o volume e a frequência de plásticos encontrados nos estômagos de 77 espécimes de R. diptycha, que foram coletados manualmente, em 10 lixões a céu aberto, nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Milagres, Barro, Aurora, Santana do Cariri, Nova Olinda, Brejo Santo e Porteiras - municípios localizados no Sul do Ceará. Após a análise e identificação dos conteúdos estomacais, foi identificada uma frequência de ocorrência de plásticos de 7,83% (N= 17); com um total de 45 plásticos encontrados na dieta, categorizando 1,73% de sua dieta em relação a outros itens; entretanto, plástico representou 74% do volume da dieta dos sapos analisados, expondo um sobressalente sob qualquer outra alimentação que a espécie tenha consumido. Partindo da baixa frequência e do volume expressivo de plásticos analisados na dieta, expõe-se, portanto, um acúmulo dessa matéria no estômago do anuro, visto que esses animais não possuem capacidade de digestão desse material. O grande volume de plástico encontrado na dieta de R. diptycha revela uma abundância de material sintético nos lixões, que pode estar confundindo os animais, devido a suas diversas cores, e provável movimento decorrente do vento. O consumo de material plástico em volumes substanciais deve ocasionar subnutrição e outros problemas de saúde, os quais devem ser investigados em estudos posteriores. Nossos dados apresentam pela primeira vez a problemática dos lixões a céu aberto para a alimentação de anfíbios, e indica a necessidade de substituir esse tipo de forma de descarte de resíduos sólidos, garantindo a qualidade do ambiente e a saúde dos animais expostos a esses ambientes, inclusive dos humanos.
Título do Evento
VII Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Cidade do Evento
Brejo Santo
Título dos Anais do Evento
Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Evelyn Karen Romana Da et al.. DA LAMA AO CAOS: O CONSUMO EXCESSIVO DE PLÁSTICOS POR UMA ESPÉCIE DE ANURO, RHINELLA DIPTYCHA (BUFONIDAE), EM LIXÕES DO SUL DO CEARÁ... In: Encontro de biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente. Anais...Brejo Santo(CE) Unoversidade Federal do Cariri, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/921087-DA-LAMA-AO-CAOS--O-CONSUMO-EXCESSIVO-DE-PLASTICOS-POR-UMA-ESPECIE-DE-ANURO-RHINELLA-DIPTYCHA-(BUFONIDAE)-EM-LIX. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes