JOGOS DIDÁTICOS E A VALORIZAÇÃO DAS NASCENTES DO ARARIPE

Publicado em 16/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0776-4

Título do Trabalho
JOGOS DIDÁTICOS E A VALORIZAÇÃO DAS NASCENTES DO ARARIPE
Autores
  • Heloizy Vitória Amorim Nascimento
  • Aline Pereira Dos Santos
  • Cicera Janieli Jorvino Feitoza
  • Jafanniela Monara
Modalidade
Apresentação em poster
Área temática
Meio Ambiente e Biodiversidade
Data de Publicação
16/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/918878-jogos-didaticos-e-a-valorizacao-das-nascentes-do-araripe
ISBN
978-65-272-0776-4
Palavras-Chave
Palavras-Chaves: jogos didáticos. Chapada do Araripe. Biodiversidade.
Resumo
JOGOS DIDÁTICOS E A VALORIZAÇÃO DAS NASCENTES DO ARARIPE A chapada do Araripe é um dos centros ecológicos de maior destaque do Brasil. Um dos pontos de maior relevância são suas nascentes que tem papel fundamental no equilíbrio ecológico. Preservar tal patrimônio é, portanto, crucial para garantir a continuidade de tal santuário. As nascentes, no entanto, se encontram ameaçadas. Segundo Ribeiro (2014) o homem com todos seus feitos e ações durante a história é considerado grande se não o maior vetor nas mudanças químicas, físicas e biológicas recorrentes em todo planeta. Mudanças que estão cada dia mais visíveis. Buscar meios para conscientizar a população se faz, portanto, urgente. Partindo do desejo de incentivar práticas sustentáveis pensou-se então na construção de um jogo didático voltado para o tema “conhecendo a chapada do Araripe” o jogo foi criado a fim de sintetizar os conhecimentos adquiridos durante a aplicação de uma aula sobre o tema “chapada do Araripe e suas nascentes” aplicada em uma turma de 8 ano da escola de ensino fundamental Cirene Maria Esmeralda. O jogo deveria ser jogado em grupos de 4 ou mais participantes, cada time possui um avatar que começa o jogo no início de uma trilha enumerada, cada time deverá soltar um dado e aquele que obtiver maior pontuação começará o jogo, o dado deverá ser jogado novamente a cada rodada de perguntas para saber em qual casa o avatar deverá ficar, ganhava a equipe que conseguir chegar ao fim da trilha primeiro. O jogo teve impactos positivos na aprendizagem dos participantes visto que estes apresentaram um alto grau de assertividade das perguntas. Os resultados obtidos foram em suma satisfatórios. O jogo buscou trazer para o cotidiano questões ambientais e relacionar a os conhecimentos prévios dos estudantes. Sendo assim o jogo se mostrou uma ferramenta educacional versátil que pode se adaptar a diversos temas. Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas capazes de auxiliar o educador no processo de ensino. Cordeiro (2021) traz um pouco dos benefícios desta ferramenta que estimula o desenvolvimento cognitivo e a inteligência por meio das práticas interativas, visando também as dificuldades encontradas no dia-dia da sala de aula. Visto que o jogo obteve resultados satisfativos, podemos concluir que a aliança entre o lúdico e a parte cognitiva tem vantagem tanto para os alunos como para os professores.
Título do Evento
VII Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Cidade do Evento
Brejo Santo
Título dos Anais do Evento
Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Heloizy Vitória Amorim et al.. JOGOS DIDÁTICOS E A VALORIZAÇÃO DAS NASCENTES DO ARARIPE.. In: Encontro de biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente. Anais...Brejo Santo(CE) Unoversidade Federal do Cariri, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/918878-JOGOS-DIDATICOS-E-A-VALORIZACAO-DAS-NASCENTES-DO-ARARIPE. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes