CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NA BIOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE SAPOS COM ESTUDANTES DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Publicado em 16/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0776-4

Título do Trabalho
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NA BIOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE SAPOS COM ESTUDANTES DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Autores
  • Leonardo Judson Sousa
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Meio Ambiente e Biodiversidade
Data de Publicação
16/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/917693-concepcoes-alternativas-na-biologia--um-estudo-sobre-sapos-com-estudantes-do-ensino-de-jovens-e-adultos---eja
ISBN
978-65-272-0776-4
Palavras-Chave
Biodiversidade, Conservação, Preservação, Educação
Resumo
O Brasil abriga uma diversidade impressionante de anfíbios, com 1.188 espécies registradas, sendo 1.144 delas anuros, incluindo duas espécies invasoras. Cerca de 30% desses anuros estão ameaçados de extinção, além das espécies ainda não descobertas que também podem estar em risco. Anfíbios desempenham papéis essenciais na biodiversidade, atuando como predadores e presas na cadeia alimentar e como indicadores biológicos, devido à sua sensibilidade às mudanças ambientais. Apesar dessa importância, sapos são frequentemente vistos de maneira negativa pela população, associados a características "nojentas" e a mitos que os afastam das pessoas, dificultando sua compreensão e preservação. Esse preconceito cultural pode impactar tanto a educação quanto a conservação desses animais. Foi realizado com 20 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola CEJA João Landim da Cruz, uma entrevista não estruturada utilizando um questionário com 5 questões abertas para que os alunos pudessem discorrer suas ideias, além de uma observação simples para análise de como os alunos se comportavam ao se deparar com o questionário e assim perceber suas inquietações. Embora muitos tenham estudado sobre anfíbios ou observado sapos, a maioria apresentou descrições incompletas ou errôneas. A análise foi feita de questão para questão, com o objetivo de identificar as respostas mais frequentes, dessa forma as respostas dos estudantes mostraram uma mistura de conhecimento prévio e crenças populares, além do preconceito, a pesquisa revelou falta de informação correta sobre os sapos. Para superar isso, recomenda-se aulas práticas que permitam contato direto com sapos, em laboratório ou na natureza, diminuindo a distância entre estudantes e esses animais, e promovendo compreensão mais positiva. Quando o contato direto não for possível, o uso de imagens de sapos exóticos e a discussão sobre sua diversidade pode despertar curiosidade e corrigir equívocos. Desmistificar mitos sobre sapos é crucial para aprendizado significativo. Com uma compreensão mais profunda desses animais, os estudantes podem superar preconceitos e engajar-se mais na preservação da biodiversidade.
Título do Evento
VII Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Cidade do Evento
Brejo Santo
Título dos Anais do Evento
Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Leonardo Judson. CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NA BIOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE SAPOS COM ESTUDANTES DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS - EJA.. In: Encontro de biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente. Anais...Brejo Santo(CE) Unoversidade Federal do Cariri, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/917693-CONCEPCOES-ALTERNATIVAS-NA-BIOLOGIA--UM-ESTUDO-SOBRE-SAPOS-COM-ESTUDANTES-DO-ENSINO-DE-JOVENS-E-ADULTOS---EJA. Acesso em: 04/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes