O PERFIL TOPOGRÁFICO/LONGITUDINAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE E GEODIVERSIDADE EM JARDIM-CE

Publicado em 16/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0776-4

Título do Trabalho
O PERFIL TOPOGRÁFICO/LONGITUDINAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE E GEODIVERSIDADE EM JARDIM-CE
Autores
  • Raquel Landim Nascimento
  • Fernando Leite Terto
Modalidade
Apresentação em poster
Área temática
Meio Ambiente e Biodiversidade
Data de Publicação
16/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/913347-o-perfil-topograficolongitudinal-como-ferramenta-didatica-para-o-ensino-da-biodiversidade-e-geodiversidade-em-ja
ISBN
978-65-272-0776-4
Palavras-Chave
Geodiversidade, biodiversidade, Ensino
Resumo
Este estudo explora a relevância do perfil topográfico como ferramenta educacional para o ensino e a disseminação de conhecimentos sobre biodiversidade e geodiversidade, com foco no município de Jardim-CE. Através da representação cartográfica da superfície terrestre, o perfil topográfico oferece uma análise detalhada da geomorfologia, geologia, solos, clima, hidrografia e vegetação da região. Na sala de aula, pode ser utilizado em diversas disciplinas, como ciências no ensino fundamental, biologia no ensino médio e geografia, reforçando e ilustrando conteúdos importantes e as habilidades dessa área de estudo. Para ilustrar essa metodologia, foi desenvolvido um perfil topográfico longitudinal entre dois pontos-chave do município: o Cruzeiro São José e o Sítio Sobradinho, cobrindo uma extensão de 22,2 km em linha reta. Esse perfil destaca a geomorfologia típica da Chapada do Araripe, com suas formações de chapadas, platôs e escarpas serranas, além de informações sobre a vegetação e os solos da área estudada. O perfil topográfico evidencia a interdependência entre os elementos da geodiversidade e a manutenção da biodiversidade local. Particularmente, a vegetação representada no perfil, localizada no semiárido, apresenta características únicas, como a mata úmida, distinta das áreas circundantes. Esta vegetação peculiar ocorre em Jardim devido às condições físicas abióticas, como a geologia e o relevo, que criam um microclima favorável, além da presença de água subterrânea que aflora na superfície na forma de nascentes. Ao utilizar este material em sala de aula, é possível aprimorar a compreensão dos alunos sobre a relação entre a geodiversidade e a biodiversidade, proporcionando uma abordagem prática e visual que enriquece o aprendizado.
Título do Evento
VII Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Cidade do Evento
Brejo Santo
Título dos Anais do Evento
Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Raquel Landim; TERTO, Fernando Leite. O PERFIL TOPOGRÁFICO/LONGITUDINAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE E GEODIVERSIDADE EM JARDIM-CE.. In: Encontro de biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente. Anais...Brejo Santo(CE) Unoversidade Federal do Cariri, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/913347-O-PERFIL-TOPOGRAFICOLONGITUDINAL-COMO-FERRAMENTA-DIDATICA-PARA-O-ENSINO-DA-BIODIVERSIDADE-E-GEODIVERSIDADE-EM-JA. Acesso em: 31/05/2025

Trabalho

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