A PERFORMANCE VOCO-CORPORAL DE CUÍCA DE SANTO AMARO

Publicado em 31/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0963-8

Título do Trabalho
A PERFORMANCE VOCO-CORPORAL DE CUÍCA DE SANTO AMARO
Autores
  • Valquíria de Lima Maranhão
  • José Fernando Bezerra Miranda
Modalidade
Resumo
Área temática
- 1. Cultura e Memória; Memória é Cultura: Aceitar-se-ão pesquisas relacionadas às perspectivas que conectam os estudos de cultura e memória mas mais diversas abordagens, incluindo a interdisciplinaridade com assentamento nos múltiplos objetos e trâmites da voz.
Data de Publicação
31/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-brasileiro-de-poeticas-orais/936075-a-performance-voco-corporal-de-cuica-de-santo-amaro
ISBN
978-65-272-0963-8
Palavras-Chave
Performance, Oralidade, Lietratura de Cordel, Cuíca de Santo Amaro.
Resumo
A PERFORMANCE VOCO-CORPORAL DE CUÍCA DE SANTO AMARO Autora: Valquíria de Lima Maranhão Valquiriamaranhao1@gmail.com Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) Coautor: José Fernando Bezerra Miranda jose.fb@unitins.br Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) Zumthor (2014) diz que a performance é o “momento da recepção: momento privilegiado, em que um anunciado é realmente recebido” (2014, p.52). Cuíca de Santo Amaro não se contentou em apenas escrever cordéis; ele se fez exímio intérprete dos textos autorais e sua vocalidade, ancorada em uma voz potente, referência de poeticidade, ecoou pela cidade de Salvador. Ele foi um trovador (Curran, 2010) que, em pleno século XX e sem instrumento musical, conseguia atrair a atenção dos ouvintes e espectadores ao cantar, ler ou declamar trechos de cordéis recém-impressos. Aliás, para manter atenção, fidelidade e interesse do público-alvo, ele fazia publicidade dos textos ainda por produzir. Em Cuíca, o gênero cordel se expandiu em novas pulsações, porque o encontro orquestrado entre texto, corpo/vocalidade e movimento resultava em performances que atraíam o público. O cordelista falava a partir de seu lugar de pobre e marginalizado e, de alguma maneira, sintetizava as vozes da cidade em seus cordéis, fossem escândalos, injustiças, ações de políticos entre outras. O objetivo desta comunicação é refletir como Cuíca de Santo Amaro utilizava a performance voco-corporal em espaços públicos onde havia maior concentração de gente ávida por informações, narrativas e críticas sociais. Palavras-chave: Performance. Oralidade. Literatura de Cordel. Cuíca de Santo Amaro.
Título do Evento
VII Seminário Brasileiro de Poéticas Orais - Cultura e Memória, Memória é Cultura
Cidade do Evento
Cuiabá
Título dos Anais do Evento
Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Cultura e Memória, Memória é Cultura
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARANHÃO, Valquíria de Lima; MIRANDA, José Fernando Bezerra. A PERFORMANCE VOCO-CORPORAL DE CUÍCA DE SANTO AMARO.. In: Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Cultura e Memória, Memória é Cultura. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-brasileiro-de-poeticas-orais/936075-A-PERFORMANCE-VOCO-CORPORAL-DE-CUICA-DE-SANTO-AMARO. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

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