POESIA ORAL NO BRASIL: O CASO DAS RIMAS DE IMPROVISO NO METRÔ DE SÃO PAULO

Publicado em 31/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0963-8

Título do Trabalho
POESIA ORAL NO BRASIL: O CASO DAS RIMAS DE IMPROVISO NO METRÔ DE SÃO PAULO
Autores
  • NIVEA LOPES DOS SANTOS
  • Pedro Marques
Modalidade
Resumo
Área temática
- 2. CenoPoéticas: Declamações, cantorias, saraus e outras formas de sociabilização do texto poético constituem as chamadas CenoPoéticas. São esperados trabalhos que versem sobre os impactos da oralização de textos escritos e formas de expressão performáticas.
Data de Publicação
31/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-brasileiro-de-poeticas-orais/912996-poesia-oral-no-brasil--o-caso-das-rimas-de-improviso-no-metro-de-sao-paulo
ISBN
978-65-272-0963-8
Palavras-Chave
Poesia oral, Versificação de improviso, Espaço performático, Transporte urbano.
Resumo
O Brasil carrega uma rica tradição de poesia oral em seu território. Em todas as regiões do país há essa tradição, dentro da qual encontram-se os versos produzidos de improviso. Tendo isso em vista, o trabalho tem como primeiro objetivo a análise das rimas de improviso realizadas no Metrô de São Paulo a fim de descrever suas formas, códigos, estratégias e dinâmicas. Junto à análise das rimas, um segundo objetivo é a análise da recepção dessa poética. Isso porque o público dessa performance é composto por passageiros interessados, primeiramente, no deslocamento. Um outro objetivo relacionado ao anterior é a análise da relação dessa poética com a cidade paulista, pois, as rimas de improviso retomam práticas tradicionais da poesia oral e, ao mesmo tempo, dialogam com as dinâmicas da cidade. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa se fundamenta nos estudos de Paul Zumthor (1997 e 2018), de Jerusa Pires Ferreira (2019) de Luís da Câmara Cascudo (2005 e 2006) e de Manoel Cavalcanti Proença (1955 e 1986). A partir dessa fundamentação teórica, a metodologia da pesquisa se dá por meio da observação, transcrição, descrição e análise das rimas de improviso. Assim, o trabalho se baseia em um método de recolha, como fez Câmara Cascudo (2005 e 2006), para, então, proceder a uma análise poética e, ao mesmo tempo, sociocultural. Com aquilo que já foi aplicado nas etapas da pesquisa, o trabalho apresenta como um de seus resultados parciais a remodelagem do projeto, especialmente no que diz respeito às adequações éticas para aplicação da pesquisa. Ademais, outras bibliografias sobre cidade, arte de rua e transporte metroviário foram levantadas durante a realização de disciplinas do mestrado acadêmico, inclusive uma disciplina sobre cidade no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo.
Título do Evento
VII Seminário Brasileiro de Poéticas Orais - Cultura e Memória, Memória é Cultura
Cidade do Evento
Cuiabá
Título dos Anais do Evento
Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Cultura e Memória, Memória é Cultura
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, NIVEA LOPES DOS; MARQUES, Pedro. POESIA ORAL NO BRASIL: O CASO DAS RIMAS DE IMPROVISO NO METRÔ DE SÃO PAULO.. In: Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Cultura e Memória, Memória é Cultura. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-brasileiro-de-poeticas-orais/912996-POESIA-ORAL-NO-BRASIL--O-CASO-DAS-RIMAS-DE-IMPROVISO-NO-METRO-DE-SAO-PAULO. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

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