A CULTURA ESCOLAR NA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA DE JALES-SP (1988-1996)

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
A CULTURA ESCOLAR NA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA DE JALES-SP (1988-1996)
Autores
  • Kênia Alexandra Batista Gonzales Tapper
  • Ademilson Batista Paes
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 3 - Instituições, Culturas e Práticas Escolares
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/814462-a-cultura-escolar-na-escola-tecnica-agricola-de-jales-sp-(1988-1996)
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Educação Profissional, Ensino agrícola, Cultura escolar.
Resumo
Esta pesquisa encontra-se inserida no âmbito da História da Educação Profissional, que é um subcampo da História da Educação. Investigamos a cultura escolar, ou seja, o conjunto de normas e saberes construídos ao longo do tempo no interior da escola e que se consolidam e tomam forma própria ao difundir-se na construção de cenários e práticas. Nosso objetivo consiste em investigar a gênese e consolidação do ensino profissional agrícola e a identificação dos elementos da cultura escolar e das características da unidade escolar que foram se consolidando ao longo do tempo, no município de Jales/SP. Com essa finalidade propomos a realização de uma pesquisa documental e qualitativa sobre a história da Escola Agrícola de Jales, atualmente vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS). O recorte temporal está delimitado entre os anos de 1988 (fundação da escola) e 1996, pois logo em seguida à aprovação da LDB nº 9.394/1996, o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) emitiu o Decreto nº 2.208/1997, que separou os ensinos médio e técnico. O suporte teórico conta com as contribuições de André Chervel (1990), Viñao Frago (1995) e Dominique Julia (2001). A abordagem metodológica é desencadeada por uma revisão bibliográfica, com a consulta a fontes documentais diversas, localizadas no arquivo institucional da escola pesquisada e do Centro Paula Souza, complementada pela localização e visita a acervos particulares e públicos (museus) do município de Jales/SP. A leitura e a reflexão atenta quanto aos documentos, às fotografias, aos jornais e às diversas fontes documentais elucida esse propósito da instituição em todas as suas ações de natureza educativa, seja pela dimensão formativa e no conteúdo do currículo, nas práticas docentes ou em atividades letivas rotineiras, como as vivências dos alunos, ou em eventos diversos, como nos ritos de formatura, nas festas juninas, em competições esportivos, entre outros. Por meio da análise dessas fontes procuramos elaborar algumas interpretações sobre a constituição histórica do ensino agrícola e qual o impacto desta cultura agrícola na identidade do município de Jales/SP. Evidenciamos os traços dessa instituição escolar que, além de educar e profissionalizar, interagia intimamente com a cultura da sociedade ao seu redor, culminando assim em uma identidade única. A pesquisa contribui nos desvelamentos da história da educação profissional de uma instituição escolar voltada para o ensino agrícola e da caracterização da cultura escolar que ela constrói.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TAPPER, Kênia Alexandra Batista Gonzales; PAES, Ademilson Batista. A CULTURA ESCOLAR NA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA DE JALES-SP (1988-1996).. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/814462-A-CULTURA-ESCOLAR-NA-ESCOLA-TECNICA-AGRICOLA-DE-JALES-SP-(1988-1996). Acesso em: 30/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes