O PENSAMENTO FILOSÓFICO-EDUCACIONAL DE HIPPOLYTE RIVAIL (1804-1869)

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
O PENSAMENTO FILOSÓFICO-EDUCACIONAL DE HIPPOLYTE RIVAIL (1804-1869)
Autores
  • Roberto Campos Rito
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 4 - Intelectuais e Pensamentos Educacionais
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/814174-o-pensamento-filosofico-educacional-de-hippolyte-rivail-(1804-1869)
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Hippolyte Rivail. Educação Democrática. Filosofia Espiritualista. Socialismo Romântico
Resumo
A presente comunicação intenta apresentar a trajetória do educador e filósofo francês Hippolyte Rivail (1804-1869), discípulo dileto de Pestalozzi (1746-1827), que também assinava como Allan Kardec. Rivail/Kardec tem sua vasta obra redigida e editada entre 1824 e 1869, ano de seu falecimento, em França e demais países da Europa, África e Américas. Procuraremos demonstrar que no pensamento filosófico e educacional do autor, permeado por uma concepção complexa do ser humano, corpo e alma, ao proverem da mesma matéria, diferenciavam-se não ontológica, porém fenomenologicamente, mantendo-se em constante diálogo e interferência, ora construtiva ora destrutiva, a depender das escolhas existenciais do sujeito frente às leis que regem a matéria mais condensada do corpo ou quitenssenciada.da alma/espírito ou mente. Tal concepção da dupla natureza, corpórea e espiritual, da pessoa humana, levará o autor a postular a educação intelectual e moral como metodologia para a construção de uma sociedade mais igualitária, libertária e fraterna. Sob a influência dos ideais revolucionários franceses, aprofundará, em sintonia com vários intelectuais de sua época, sua concepção de socialismo democrático. A Filosofia Espírita, fundada por Hippolyte/Allan, eclode na confluência da razão iluminista com o afeto e a intuição românticos. Neste sentido nosso objetivo é compreender o pensamento político-educacional de Rivail/Kardec de forma a perceber a construção de sua produção intelectual através da articulação de sua proposta filosófica e a reforma do ensino em sua teoria educacional. Para tal, como procedimento metodológico, lançaremos mão de fontes primárias oriundas em duas fases de sua produção intelectual, procurando a articulação entre seus principais empreendimentos, sendo eles: 1- sua teorização acerca da reforma do ensino público francês gratuito, laico e universal, de inspiração democrática; 2- a construção de sua filosofia a partir do paradigma existencial-espiritualista. As fontes para investigação encontram-se disponíveis para acesso no sítio da Biblioteca Nacional da Franca.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RITO, Roberto Campos. O PENSAMENTO FILOSÓFICO-EDUCACIONAL DE HIPPOLYTE RIVAIL (1804-1869).. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/814174-O-PENSAMENTO-FILOSOFICO-EDUCACIONAL-DE-HIPPOLYTE-RIVAIL-(1804-1869). Acesso em: 13/06/2025

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