CAROLINA REWAPTU: TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA E LIDERANÇA XAVANTE (T.I MÃRAIWATSÉDÉ - MT)

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
CAROLINA REWAPTU: TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA E LIDERANÇA XAVANTE (T.I MÃRAIWATSÉDÉ - MT)
Autores
  • Deijalsina Gonçalves Da Silva
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 5 - Formação e profissão Docente
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/814032-carolina-rewaptu--trajetoria-de-uma-educadora-e-lideranca-xavante-(ti-maraiwatsede---mt)
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Mulher xavante. A’uwe Upitab. Decolonialidade. Narrativas. Formação docente.
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, e tem como objetivo analisar, a trajetória e as experiências formativas de Carolina Rewaptu – A’uwe Upitab – cacica, liderança, educadora do povo Xavante na Terra Indígena Marãiwatsédé, situada no município de Bom Jesus do Araguaia – MT, no período de 1966 a 2024. O ano de 1966, tem um significado crucial, pois marca o momento em que Carolina foi separada de suas raízes. Nesse ano o povo Xavante foi arrancado de suas casas, sem direitos de carregar seus pertences, e transportados em aviões da FAB para longe de sua terra. Aos seis anos de idade, Carolina foi para um internato, onde, juntamente com outras meninas, recebeu educação e ensinamentos separada de sua família. A partir da história de vida de Carolina, o estudo visa compreender seus movimentos culturais e educacionais, identificando os ciclos de saberes presentes na formação dessa mulher indígena A’uwe Upitab e seu protagonismo na defesa, reconquista e sustentabilidade do seu povo no território de Marãiwatsédé. Além disso, o estudo buscará ainda investigar de que forma a trajetória e a formação de Carolina estão relacionadas, ou não, com a vivência de outras mulheres na Terra Indígena Marãiwatsédé. A pesquisa também se propõe a reconstituir os caminhos percorridos e os espaços ocupados pela interlocutora Carolina Rewaptu para alcançar a posição de liderança cacica na Aldeia, bem como entender como o seu papel de liderança pode contribuir para a consolidação da história de outras mulheres em terras indígenas. Metodologicamente, o trabalho está subsidiado pelos debates na perspectiva decolonial, em narrativas e investigação das representações dos territórios de saberes da mulher Xavante, seguido de uma abordagem qualitativa de cunho etnográfica, concretizada numa observação participante das práticas pedagógicas de mulheres xavante na aldeia. Como proposição desse trabalho investigativo, pretende-se desenvolver ações com o envolvimento das comunidades indígenas Xavante na TI Marãiwatsédé, que resultará na produção de material como suporte pedagógico ao povo xavante.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Deijalsina Gonçalves Da. CAROLINA REWAPTU: TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA E LIDERANÇA XAVANTE (T.I MÃRAIWATSÉDÉ - MT).. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/814032-CAROLINA-REWAPTU--TRAJETORIA-DE-UMA-EDUCADORA-E-LIDERANCA-XAVANTE-(TI-MARAIWATSEDE---MT). Acesso em: 10/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes