HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DE UBERLÂNDIA – CESEC – ANOS 1977-2001

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DE UBERLÂNDIA – CESEC – ANOS 1977-2001
Autores
  • Sarah Londe Pessoa
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 3 - Instituições, Culturas e Práticas Escolares
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/814024-historia-e-memoria-do-centro-estadual-de-educacao-continuada-de-uberlandia--cesec--anos-1977-2001
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
CESEC – Centro Estadual de Formação Continuada. Educação de Jovens e Adultos. Instituições escolares. História da educação.
Resumo
O Centro Estadual de Educação Continuada de Uberlândia-CESEC iniciou suas atividades em setembro de 1977 como Curso de Ensino Supletivo - CESU. Inicialmente, as Unidades de Ensino Supletivo ministravam cursos preparatórios para os Exames de Suplência, e, a partir da Resolução do Conselho Estadual de Educação (CEE- MG) nº 260 de 20/11/1979, passam a preparar para os exames especiais de 1º e 2º graus, oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG/DESU). Os exames supletivos ficavam a cargo da SEE/MG. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar como as políticas educacionais do Estado de Minas Gerais afetaram a cultura e autonomia escolar do CESEC de Uberlândia durante os anos de 1977 a 2001, compreendendo o período de instalação da escola até a implementação da Resolução da SEE-MG nº 251 em 2001. O procedimento metodológico se ancora na perspectiva da História Nova Cultural para compreender a constituição da realidade cultural a partir de sua organização, representações e configurações sociais. Portanto, a pesquisa pretende responder à questão norteadora: De que forma as mudanças nos atos normativos, principalmente na década de 1990, com a nova LDB - Lei de Diretrizes de Base da Educação, influenciaram na autonomia organizacional das avaliações do Ensino Supletivo do CESEC de Uberlândia? As fontes utilizadas incluem atos normativos da instituição bem como entrevistas que buscam a memória dos autores significativos da escola, fotografias e jornais que retratam a história da instituição. Analisando os documentos desta percebe-se que a partir da década de 1990 o processo das Avaliações Especiais foi descentralizado, a responsabilidade de elaborar, aplicar e corrigir as mesmas, bem como emitir seus resultados passa a ser de competência de cada CESU/UES. Em 1996, com a modificação da LDB nº 9.394/96 a Educação de Jovens e Adultos-EJA é classificada como parte integrante da Educação Básica, sendo, portanto, dever do Estado disponibilizar vagas nessa modalidade de ensino aos que não foram escolarizados na idade correta. Sendo assim, em março de 1998 a SEE-MG, após examinar o relatório de avaliação dos CESU/UES e solicitar ao CEE-MG o reconhecimento do Curso Especial de Suplência como alternativa viável para a EJA. De acordo com a Resolução da SEE-MG nº 162 em 2000, no seu Art. 1º, os CESUs passam a denominarem-se CESECs. A partir de 2001, conforme a Resolução da SEE-MG nº 251, o CESEC de Uberlândia passou a contar com a Banca Permanente de Avaliação, sendo autorizado a realizar os Exames Especiais de conclusão do 1º e 2º graus que são oferecidos às pessoas jovens e adultas que não concluíram as etapas da Educação Básica e que necessitam da conclusão rápida desses níveis de ensino para elevação de escolaridade e prosseguimento dos estudos, inserção no mercado de trabalho ou manter-se no emprego. Conclui-se que, o período selecionado para a pesquisa sofreu impactos diretos na configuração da sua autonomia organizacional no que tange aos Exames Supletivos, que antes eram descentralizados e de competência da SEE-MG e posteriormente passam a ser centralizados e de responsabilidade de cada instituição escolar-CESEC.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PESSOA, Sarah Londe. HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DE UBERLÂNDIA – CESEC – ANOS 1977-2001.. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/814024-HISTORIA-E-MEMORIA-DO-CENTRO-ESTADUAL-DE-EDUCACAO-CONTINUADA-DE-UBERLANDIA--CESEC--ANOS-1977-2001. Acesso em: 04/07/2025

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