O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE AMALIA PASIN E A INSTITUIÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL HIPÓLITA TERESA ERANCI

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE AMALIA PASIN E A INSTITUIÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL HIPÓLITA TERESA ERANCI
Autores
  • Camila de Cássia Ferreira
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 3 - Instituições, Culturas e Práticas Escolares
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/814015-o-pensamento-educacional-de-amalia-pasin-e-a-instituicao-da-escola-municipal-de-educacao-infantil-hipolita-teresa
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
História da instituição escolar. Pensamento educacional. Amélia Pasin. História da Educação.
Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo o pensamento intelectual e a vida de Amalia Pasin nascida em 8 de janeiro de 1940 na Itália e atualmente residente na cidade de Uberlândia. No ano de 1983 Amalia saiu da Itália em companhia de Francesca Ingrassia com a missão de ter algum serviço voluntário rumo a América, durante o percurso do navio ela se questionou o que poderia ser feito e quando chegou no Brasil esteve à frente da criação de 25 creches nos estados de Minas Gerais e Goiás. O estudo evidencia a trajetória de Amalia ao chegar no Brasil e sua amizade com sua educadora Hipólita Teresa Eranci que foi fundadora de um Instituto Secular, chamado União das filhas de Deus (UFD), reconhecido pela Igreja Católica Apostólica Romana e também missionária por mais de 50 anos na luta pelos menos desfavorecidos na Itália acreditando que não havia fronteiras para fazer o bem, ela foi a responsável por incentivar a sua aprendiz Amalia a iniciar os trabalhos voluntários e erguer a Escola Municipal de Educação Infantil Hipólita Teresa Eranci na cidade de Uberlândia, em 2006. Assim, como objetivo deste estudo buscamos compreender a construção do pensamento educacional de Amália, os motivos que levaram a chegar ao Brasil, sua profissão e seu vínculo com a Igreja Católica, os recursos utilizados na construção da escola e a influência de Hipólita que teve seu nome homenageado na criação da Instituição. O procedimento metodológico deste estudo se ancora na perspectiva da História Nova Cultural para compreender o campo cultural e influências no pensamento educacional de Amalia. No decorrer dessa investigação foram analisados documentos da escola, relatórios, cartas e anotações, bibliografias, fotografias, além das técnicas da história oral, por meio de depoimentos de pessoas envolvidas na criação do colégio, como os gestores, familiares e professores com a finalidade de apresentar como a escola foi criada, os recursos utilizados, o funcionamento da igreja construída dentro do espaço físico da escola e a doação do prédio para o Município de Uberlândia gerir e oficializar a escola. A partir dos estudos realizados, concluímos que Amália inspirada por Hipólita, aspirava mudar a realidade das famílias que encontrou em extrema pobreza, dando oportunidade de estudos as crianças com um novo método de ensino, inspirado no filósofo Sócrates e em Santo Agostinho, esse método tinha como propósito dentre outros objetivos, a formação moral dos sujeitos, buscavam formar para a cidadania responsável. Apesar de percorrerem um caminho difícil e cheio de obstáculos, as voluntárias começaram oferecer novos sonhos a muitas pessoas mostrando que a educação ultrapassa fronteiras, concepções religiosas dentre tantas outras barreiras, quando o propósito principal é oferecer às crianças a educação e o cuidado, que são valores que não podem ser arrancados e sim frutificados em uma sociedade.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Camila de Cássia. O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE AMALIA PASIN E A INSTITUIÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL HIPÓLITA TERESA ERANCI.. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/814015-O-PENSAMENTO-EDUCACIONAL-DE-AMALIA-PASIN-E-A-INSTITUICAO-DA-ESCOLA-MUNICIPAL-DE-EDUCACAO-INFANTIL-HIPOLITA-TERESA. Acesso em: 13/07/2025

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