A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR EM CACHOEIRA DOURADA - GOIÁS (1959 -1965).

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR EM CACHOEIRA DOURADA - GOIÁS (1959 -1965).
Autores
  • Élida Cristina Silva Ferreira
  • JOSEFA NUNES PINHEIRO
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 3 - Instituições, Culturas e Práticas Escolares
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/813815-a-implantacao-do-primeiro-grupo-escolar-em-cachoeira-dourada---goias-(1959--1965)
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
História da educação no Sul de Goiás, Grupos Escolares, Práticas escolares.
Resumo
A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR EM CACHOEIRA DOURADA - GOIÁS (1959 -1965). Instituições, Culturas e Práticas Escolares Comunicação Oral Em 1959 iniciou no distrito de Cachoeira Dourada a construção do primeiro Grupo Escolar, sob o governo estadual de José Feliciano, essas instituições se difundiram no Brasil como modelo ideal de educação. O nome do Grupo Escolar foi uma homenagem a uma cachoeira que existia na região: Tombo D’água. A primeira diretora dessa escola foi a normalista Juracy G. Paes Leme. A escola funcionava num prédio de quatro salas de aula, banheiros e uma secretaria, esta instituição foi responsável por atender alunos das escolas isoladas e domésticas, e os migrantes que estavam chegando para a construção da Usina Hidrelétrica Cachoeira Dourada. As séries oferecidas eram do Pré a 4ª série primária, sendo as aulas em dois ou três turnos de acordo com a quantidade de matrículas. Quando havia uma quantidade maior de número de matrículas o horário era dividido em três períodos: o 1º de 7h30 às 10h30, o 2º de 12h às 15h e o 3º 15h às 18h. Havia em média 35 alunos em cada sala de aula. Quando o número de matrículas era menor no Grupo Escolar então oferecia apenas dois turnos sendo eles de: 7h às 11h e 12h30 às 16h30. Foram muitas mudanças que as crianças tiveram em relação ao tempo de sua infância, algumas já estudavam nas fazendas num ritmo e horário diferentes, outras não estudavam e ajudavam os pais em casa ou na lavoura. Ao ler a ata de reunião inicial dos professores do Grupo Escolar Tombo D’água entendemos que o ano letivo começava no mês de março, as férias eram em julho e o término do ano letivo ao final do mês de novembro. Cada escola adequava os turnos de aula depois dos alunos matriculados. O planejamento das aulas era feito durante o final de semana quando o professor estivesse em casa, mas antes a diretora passava as orientações aos docentes em reunião e esses planejavam e entregavam o caderno na segunda-feira para a diretora validar. As datas comemorativas geralmente eram comemoradas com apresentações dos alunos. Recitavam poesias, cantavam músicas, dentre outras apresentações. Havia festividades no dia das mães, dia da Independência do Brasil, dia das crianças e principalmente nos dias de formatura, as festividades neste Grupo Escolar aconteciam com alguns convidados: o pároco da Igreja católica brasileira, políticos e pessoas influentes do Distrito além dos familiares, professores, alunos e outros cidadãos. O Grupo Escolar, foi uma nova forma de organização escolar primária, eles foram os principais alvos para a concretização dos ideais republicanos no Brasil, assim as festas que comemoravam neles, era uma ação ideológica de reforço da hegemonia de governo. Essas festas tinham um papel de revelar o funcionamento dessa instituição, desde o resultado das práticas escolares até os assuntos sobre a aprovação e reprovação dos alunos, eram ideias impostas aos pais mostrando a importância do ensino aprendizagem. Palavras-chave: História da educação no Sul de Goiás. Grupos Escolares. Práticas escolares.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Élida Cristina Silva; PINHEIRO, JOSEFA NUNES. A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR EM CACHOEIRA DOURADA - GOIÁS (1959 -1965)... In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/813815-A-IMPLANTACAO-DO-PRIMEIRO-GRUPO-ESCOLAR-EM-CACHOEIRA-DOURADA---GOIAS-(1959--1965). Acesso em: 02/09/2025

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