DOMINIQUE JULIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES SOBRE CULTURA ESCOLAR

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
DOMINIQUE JULIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES SOBRE CULTURA ESCOLAR
Autores
  • Luciana Luiza da Silva Soares
  • Maria Zeneide Carneiro Magalhaes e Almeida
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 2 - Fontes, Categorias e métodos de Pesquisa em História da Educação
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/813798-dominique-julia-e-suas-contribuicoes-sobre-cultura-escolar
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Cultura escolar. Historiografia. Instituições.
Resumo
Neste artigo trataremos de entender as principais contribuições de Dominique Julia, renomado escritor e historiador francês, cujo trabalho tem sido fundamental para o avanço do conhecimento histórico, especialmente nas áreas de história social e cultural da França, que avança os estudos na história da educação mundialmente. A partir da análise do artigo “A cultura escolar como objeto histórico”, de sua autoria, ampliaremos a percepção sobre cultura escolar em suas várias potencialidades de estudo histórico, principalmente complementando com autores que dialogam ou contrastam a ideia abordada no texto. Assumindo a escola como instituição da sociedade, que possui sua história, sua cultura e seus conflitos. O presente estudo é parte do aprofundamento teórico na elaboração de uma tese do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás e dos assuntos abordados nos estudos no Diretório Grupo de pesquisa “Educação, história, memória e cultura em diferentes espaços sociais- Histedbr. Em suma, buscamos pensar dentro da perspectiva historiográfica, as possibilidades das questões que possam significar no ambiente escolar e mais ainda, sua importância em rememorar características dos elementos que compõem a unidade escolar. Diante do exposto, as instituições apresentam a cultura escolar e ela está presente, sustentando-se institucionalmente, produzindo e reproduzindo tensões, novas e antigas contradições.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Luciana Luiza da Silva; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhaes e. DOMINIQUE JULIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES SOBRE CULTURA ESCOLAR.. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/813798-DOMINIQUE-JULIA-E-SUAS-CONTRIBUICOES-SOBRE-CULTURA-ESCOLAR. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes