HISTÓRIA DAS IDEIAS ESCOLANOVISTAS NO BRASIL (1920-1932)

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

DOI
10.29327/1404483.1-1  
Título do Trabalho
HISTÓRIA DAS IDEIAS ESCOLANOVISTAS NO BRASIL (1920-1932)
Autores
  • José Ronaldo de Freitas Machado
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 4 - Intelectuais e Pensamentos Educacionais
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/813687-historia-das-ideias-escolanovistas-no-brasil-(1920-1932)
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
História da Educação, Escola Nova, John Dewey, Brasil. Legislação.
Resumo
A pesquisa em foco, está alinhada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE, e está estruturada na linha de pesquisa II: Processos Educacionais e seus Fundamentos. Sabe-se que o vocábulo, educação, traz consigo enorme complexidade em significação. Dito isso, entende-se que a educação é a ação mediadora na formação do ser social, histórico, cultural e psicológico (Saviani, 2000). Portanto, a pesquisa esclarece quais são as bases da Escola Nova, sua origem, construção, argumentos, tendo em vista as novas concepções de escolarização. Para tanto, contrapõe-se aos métodos tradicionais da educação, que se apoiava no acúmulo de conhecimentos científicos, teóricos, repetitivos e de memorizações na construção formativa, uma herança medieval, uma educação estática. Em contrapartida, a Escola Nova, afirmava que a educação deveria ser compartilhada, vivida em essência em todo aprendizado com a experiência do discente. Isto posto, a pesquisa se posiciona a favor dos pensamentos norteadores da educação em John Dewey (1859-1952) que almejava uma educação nova, que envolvesse o processo contínuo de reconstrução das experiências educacionais ativas, progressivas no ensino-aprendizagem. Sendo assim, a investigação, apropria-se do método de pesquisa bibliográfico e de análise documental, que se fará presente por meio de estudos legislativo-educacionais, norteados pelos textos de Lakatos & Marconi (2017), Fachin (2006) e Lüdke; André (1986), e na estruturação teórica, a dissertação conta com os postulados de Mayer (1976), Suchodolski (2000), Dewey (1967, 1979), Lourenço Filho (1963), Giorgi (1986), Cambé (1999), Eby (1976), Nagle, (1976), Spencer (1884) entre outros. A princípio explicita-se, a forte influência de Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1746-1827), Herbert Spencer (1820-1903) e Friedrich Fröbel (1782-1852) na elaboração do pensamento de Dewey acerca da educação nova. Essas influências estão centralizadas na concepção de Pestalozzi, de que o professor deveria agir como um pai amoroso, enfatizando o comportamento ético. Em Spencer, a educação prepara-nos para uma educação perfeita, tanto intelectual, moral e física, assim postulou. Ademais, Fröbel afirmava suas ideias educacionais alinhavadas a uma profunda fé na religião, além de descrever que a educação seria mais eficaz quando atingisse os interesses e necessidades das crianças. Não obstante, para Dewey, a educação tinha que ser democrática, pública, que integralizasse o estudante como participante ativo na aprendizagem, sem abdicar das experiências de vida. Em síntese, o trabalho descreve a influência dos pensamentos escolanovista no Brasil nos anos de 1920 a 1930, a partir de Dewey, também, pontua-se acerca das reformas educacionais e finaliza-se com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova em 1932, sendo um marco histórico para educação. Sobretudo, as ideias escolanovistas já permeavam o Brasil em sua primeira república até ser formulada a base de todo ideário escolanovista, que declarava sua insatisfação com a velha educação, também conhecida como tendência pedagógica tradicional.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MACHADO, José Ronaldo de Freitas. HISTÓRIA DAS IDEIAS ESCOLANOVISTAS NO BRASIL (1920-1932).. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/813687-HISTORIA-DAS-IDEIAS-ESCOLANOVISTAS-NO-BRASIL-(1920-1932). Acesso em: 07/08/2025

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