ESCOLAS REUNIDAS JOSÉ MAGNO: CUIABÁ-MT (1930-1945)

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
ESCOLAS REUNIDAS JOSÉ MAGNO: CUIABÁ-MT (1930-1945)
Autores
  • Cristian Carla de Campos Simões
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 3 - Instituições, Culturas e Práticas Escolares
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/811426-escolas-reunidas-jose-magno--cuiaba-mt-(1930-1945)
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
nstituições Escolares, História da Educação, Escolas Reunidas, Cuiabá-Mato Grosso, Ensino primário.
Resumo
Esta comunicação visa divulgar dados parciais de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o contexto educacional e os aspectos relativos ao funcionamento da Escolas Reunidas José Magno, criada na cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso no ano de 1930. Insere-se, no campo temático das Instituições Escolares e o recorte temporal inicia com o ano de implementação da referida instituição e encerra com o fim da Era Vargas. Uma fonte fundamental é o Regulamento da Instrução Pública Primária emitido como Decreto número 759 de 1927, que cria a modalidade escolar no estado. Neste sentido, buscamos responder quais os impactos foram gerados com a criação dessa modalidade escolar e como essa instituição contribuiu para a consolidação do projeto de governo na época? Para tanto, realiza-se uma pesquisa do tipo documental, inserida na abordagem da História Cultural, por meio da Operação Historiográfica de Certeau (1999) e as fontes serão analisadas a luz de Magalhães (2004), Sanfelice (2007), Nosella e Buffa (2009), que tratam da temática. As fontes foram localizadas no Arquivo Público de MT, no acervo do Grupo de Pesquisa e no acervo das escolas extintas de Cuiabá-MT. Os dados parciais apontam que, nos discursos governamentais, a modalidade é concebida como uma tentativa de reverter os problemas relacionados ao ensino primário, tendo em vista que o modelo de Grupo Escolar não alcançava todos os recantos do estado e exigia um recurso orçamentário mais elevado para sua concretização. Por meio do referido Regulamento, o governo decidiu manter os grupos escolares, reclassificar outras escolas como isoladas e instituir um modelo de estabelecimento que integrasse diversas escolas isoladas num único local. O principal objetivo dessas ações na visão do estado, era melhorar as condições pedagógicas e elevar o nível de ensino.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SIMÕES, Cristian Carla de Campos. ESCOLAS REUNIDAS JOSÉ MAGNO: CUIABÁ-MT (1930-1945).. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/811426-ESCOLAS-REUNIDAS-JOSE-MAGNO--CUIABA-MT-(1930-1945). Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

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