A CONTRIBUIÇÃO NORTE-AMERICANA NO ESTABELECIMENTO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
A CONTRIBUIÇÃO NORTE-AMERICANA NO ESTABELECIMENTO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL
Autores
  • Ricardo Cruz Vargas
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 3 - Instituições, Culturas e Práticas Escolares
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/807769-a-contribuicao-norte-americana-no-estabelecimento-da-extensao-rural-no-brasil
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Acordos de cooperação, Extensão Rural, Produção Agropecuária.
Resumo
Motivado a estabelecer sua influência como forma de blindagem ao mundo socialista, os Estados Unidos da América conseguiram impor a ideologia capitalista por meio de acordos e parcerias com vários países recém classificados como terceiro mundo. O Brasil teve sua trajetória marcada através destes acordos, em busca da modernização que prometia alavancar a economia e as condições de vida da população por meio de ações de assistência técnica em áreas identificadas como críticas: saúde, educação e produção agropecuária. Este texto se propõe a apresentar um pouco dos trabalhos realizados pela Comissão Brasileiro-Americana de Educação das Populações Rurais (CBAR) e pelo Escritório Técnico de Agricultura (ETA), entre as décadas de 1940 e 1960. A CBAR nasceu do acordo de cooperação educacional entre o Ministério da Agricultura brasileiro e a agência norte-americana Inter-American Education Fundation, Inc., com o propósito de estreitar os laços entre os países através de ações de intercâmbio, promovendo troca de experiências, ideias e métodos pedagógicos ligados ao ensino agrícola profissionalizante. Tal acordo teve duração prevista de três anos e iniciou suas atividades no ano de 1947, focando suas ações nos Clubes Agrícolas, nos Centros de Treinamento e nas Semanas Ruralistas. Os Clubes Agrícolas objetivavam realizar ações de conscientização das dificuldades do êxodo rural, inspirar o amor à vida rural valorizando e estimulando o trabalho manual agrícola. Os Centros de Treinamento tinham suas ações voltadas à capacitação do corpo docente das escolas rurais. As Semanas Ruralistas funcionavam como eventos de difusão de conhecimentos técnicos aos produtores rurais, com foco na melhoria da produção agropecuária. O ETA nasceu do acordo entre o Ministério da Educação e a agência Foreign Office dos Estados Unidos da América e tinha suas ações voltadas a coordenar o projeto ponto IV, que objetivava influenciar a vida social do meio rural por meio de ações que visavam a melhoria da qualidade de vida e na modernização da produção agropecuária com a implantação de novos conceitos. O desenvolvimento das atividades destes órgãos evoluiu e foi importantes para o desenvolvimento das populações da zona rural em diversas regiões do país. O conceito de educação desvinculada da sala de aula e da rotina escolar, possibilitou o alcance de diversos conhecimentos à população da zona rural que era praticamente inalcançável até então, devido ao distanciamento físico e cultural em que essas pessoas se encontravam.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VARGAS, Ricardo Cruz. A CONTRIBUIÇÃO NORTE-AMERICANA NO ESTABELECIMENTO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL.. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/807769-A-CONTRIBUICAO-NORTE-AMERICANA-NO-ESTABELECIMENTO-DA-EXTENSAO-RURAL-NO-BRASIL. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes