“HONRA O UNIFORME QUE VESTES”: PERSPECTIVAS DOS SECUNDARISTAS SOBRE O USO DE UNIFORME ESCOLAR (1909)

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
“HONRA O UNIFORME QUE VESTES”: PERSPECTIVAS DOS SECUNDARISTAS SOBRE O USO DE UNIFORME ESCOLAR (1909)
Autores
  • Angélica da Silva Bispo
  • Rosemeire Marcedo Costa
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 3 - Instituições, Culturas e Práticas Escolares
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/806976-honra-o-uniforme-que-vestes--perspectivas-dos-secundaristas-sobre-o-uso-de-uniforme-escolar-(1909)
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Cultura Escolar. Jornais estudantis. Uniforme Escolar.
Resumo
O uniforme escolar representa uma vestimenta padronizada e distintiva, que não apenas confere identidade, mas também fomenta o sentimento de pertencimento a um grupo ou instituição. No Brasil, o uniforme escolar surgiu com o advento da Escola Normal em 1835 no Rio de Janeiro e com a criação do Colégio Pedro II em 1837, que instituíram o seu uso, passando a ser adotado por instituições de ensino secundário. Em Sergipe, os secundaristas se manifestavam sobre a obrigatoriedade do uso de uniforme em alguns jornais estudantis, a exemplo de O Necydalus do Atheneu Sergipense, instituição pública de ensino. O presente texto tem como objetivo analisar como os secundaristas se posicionavam em relação a essa obrigatoriedade, especificamente no jornal estudantil O Necydalus (1909). Nesta investigação científica foram consultados os acervos do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense- Cemas, do Centro de Memória da Formação Docente do Instituto de Educação Rui Barbosa- Cierb e do Arquivo Público Estadual de Sergipe- Apes, adotamos os conceitos de cultura escolar (Vinão Frago, 2000), cultura material escolar (Felgueiras, 2010), privilegiando fontes como os jornais estudantis, regulamentos escolares, legislações, e a obra de Lonza (2005), que trata da história do uniforme escolar no Brasil. A pesquisa revelou que os secundaristas entendem os uniformes como dispositivo para promover a ordem e a disciplina, além de se configurar como elemento para construção de identidade e de formação nas instituições de ensino.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BISPO, Angélica da Silva; COSTA, Rosemeire Marcedo. “HONRA O UNIFORME QUE VESTES”: PERSPECTIVAS DOS SECUNDARISTAS SOBRE O USO DE UNIFORME ESCOLAR (1909).. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/806976-HONRA-O-UNIFORME-QUE-VESTES--PERSPECTIVAS-DOS-SECUNDARISTAS-SOBRE-O-USO-DE-UNIFORME-ESCOLAR-(1909). Acesso em: 05/06/2025

Trabalho

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