ASPECTOS DA EDUCAÇÃO FEMININA PARA FORMAÇÃO DA MULHER PROFESSORA E DO LAR NA ESCOLA NORMAL DE GOIÁS (1884-1886)

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
ASPECTOS DA EDUCAÇÃO FEMININA PARA FORMAÇÃO DA MULHER PROFESSORA E DO LAR NA ESCOLA NORMAL DE GOIÁS (1884-1886)
Autores
  • Tarsio Paula dos Santos
  • Sandra Elaine Aires de Abreu
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 5 - Formação e profissão Docente
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/806805-aspectos-da-educacao-feminina-para-formacao-da-mulher-professora-e-do-lar-na-escola-normal-de-goias-(1884-1886)
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Educação Feminina, Escola Normal de Goiás, Gênero,= História da educação das mulheres.
Resumo
Na história do Brasil, as salas de aula, a partir da educação jesuítica até a aprovação da Lei Imperial de 15 de outubro de 1827, foram exclusivas para o gênero masculino, tanto como alunos quanto professores. Contudo, a partir de 1827, com a criação das escolas femininas, de forma lenta e gradual, as mulheres tiveram seu ingresso na sala de aula, inicialmente no ensino primário e, a partir da década de 1870, através da influência da Reforma Leôncio de Carvalho na defesa do sistema de co-educação, no ensino normal e posteriormente, na primeira República (1889-1930), no ensino secundário. Nesse período os aspectos da educação feminina eram caracterizados com a formação voltada para a mulher enquanto professora e do lar, a mãe e esposa. Considerando tal contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar os aspectos da educação feminina para a formação da mulher enquanto professora e do lar na Escola Normal de Goiás entre 1884 a 1886. Tal delimitação temporal justifica-se por ser este o período de atividades da primeira instituição de ensino Normal em Goiás. Inserindo-se no campo de estudos da História da Educação, nessa investigação seguiu-se os pressupostos teóricos da História Cultural e as metodologias da pesquisa bibliográfica e da análise documental, sendo o principal corpus documental: Lei Imperial de 1827, Ato Adicional de 1834, Lei Goiana nº 13/1835, Relatórios da Instrução Primária de Goiás (1871, 1878 e 1879) e o Regulamento do Ensino Normal de 1884. Como resultados, obteve-se que a abertura da Escola Normal goiana para as mulheres deu-se no processo de construção da valorização feminina para o magistério das aulas mistas e que, na escola normal, oferecia-se um curso de cultura geral com uma parte mínima de formação didático-pedagógica para ambos os sexos com o intuito de formar professoras e professores habilidosos para a instrução primária. Além disso, enquanto os alunos recebiam uma formação específica na área das ciências matemáticas e da agricultura, as alunas recebiam uma educação complementar de trabalhos com agulha. Este aspecto aponta para a educação feminina ligada ao universo doméstico, cujo objetivo não era apenas capacitar professoras para as escolas primárias, mas mulheres do lar.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Tarsio Paula dos; ABREU, Sandra Elaine Aires de. ASPECTOS DA EDUCAÇÃO FEMININA PARA FORMAÇÃO DA MULHER PROFESSORA E DO LAR NA ESCOLA NORMAL DE GOIÁS (1884-1886).. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/806805-ASPECTOS-DA-EDUCACAO-FEMININA-PARA-FORMACAO-DA-MULHER-PROFESSORA-E-DO-LAR-NA-ESCOLA-NORMAL-DE-GOIAS-(1884-1886). Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes