ANÁLISE DAS MATÉRIAS NO ENSINO PROPEDÊUTICO HUMANISTA (1889 - 1961)

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
ANÁLISE DAS MATÉRIAS NO ENSINO PROPEDÊUTICO HUMANISTA (1889 - 1961)
Autores
  • Gabriella Veiga
  • Ana Vitoria Batagin De Souza
Modalidade
Banner/Poster
Área temática
Eixo 3 - Instituições, Culturas e Práticas Escolares
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/806570-analise-das-materias-no-ensino-propedeutico-humanista-(1889---1961)
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Ensino secundário, Matérias, Ensino propedêutico, Humanismo, Elite.
Resumo
Este trabalho tem como temática central o estudo das matérias do ensino secundário público, inseridas em uma lógica humanista e propedêutica de 1889 a 1961. A pesquisa se insere na área da história da educação. O ensino propedêutico tem como característica a formação preparatória. As matérias de ensino estavam moldadas dentro do humanismo, que pode ser entendido como preparação integral do homem, visando sua inserção no ensino superior. Cabe ressaltar que este modelo educacional atendia os interesses de uma elite do Estado, não apenas economicamente, mas também intelectualmente. A questão norteadora no desenvolvimento deste projeto é o estudo de como as matérias de ensino eram trabalhadas e como o humanismo integrava as mesmas. Para fundamentar esse estudo, foram utilizadas obras pertinentes ao tema e a análise das reformas educacionais realizadas no período. Além disso, também foram analisadas fontes documentais do Lyceu de Goiânia. Diante disso, o trabalho está fundamentado em conceitos chave como o de humanismo, no sentido de dar embasamento científico ao trabalho de pesquisa da documentação e bibliografia. Espera-se com isso, compreender como o ensino público secundário funcionava dentro do recorte temporal de 1889 a 1961, considerando o modelo educacional humanístico propedêutico e as suas matérias de ensino.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VEIGA, Gabriella; SOUZA, Ana Vitoria Batagin De. ANÁLISE DAS MATÉRIAS NO ENSINO PROPEDÊUTICO HUMANISTA (1889 - 1961).. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/806570-ANALISE-DAS-MATERIAS-NO-ENSINO-PROPEDEUTICO-HUMANISTA-(1889---1961). Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes