PONTOS PARA REFLEXÃO: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS COMO VEM INFLUENCIANDO A REFORMA ENSINO MÉDIO

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
PONTOS PARA REFLEXÃO: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS COMO VEM INFLUENCIANDO A REFORMA ENSINO MÉDIO
Autores
  • LÍVIA APARECIDA OLIVEIRA DE MORAES SOUSA
  • Maria Esperança Fernandes Carneiro
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 4 - Intelectuais e Pensamentos Educacionais
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/805377-pontos-para-reflexao--pedagogia-historico-critica-e-a-pedagogia-das-competencias-como-vem-influenciando-a-reforma
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Educação, Neoliberalismo, Pedagogia.
Resumo
Resumo: Trata-se de estudo sobre duas propostas pedagógicas de educação no Brasil, a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia das competências, relacionando-as com a proposta de reforma do ensino médio. Objetivamos questionar se o ensino médio tem sido alvo de reforma ou desvio de propósito da educação, dado sua inclinação de resposta as demandas do mercado e as políticas econômicas neoliberais, como também, apontar que a defesa da reforma tem por fundamento a pedagogia das competências preparando o trabalhador para viabilizar a sociabilidade do capital. Entretanto, na sociedade capitalista brasileira existe um outro projeto de educação que se contrapõe a pedagogia das competências e a esta reforma, pois tem por fundamento as pedagogias críticas, desde a freiriana, vygostiskyana, histórico-crítica dentre outras. Foi realizada uma revisão narrativa a partir dos textos coletados na base Scielo e Capes em julho de 2023 e no livro de autoria de Dermeval Saviani sobre pedagogia histórico-crítica com intuito de levantar reflexão sobre o novo ensino médio. Escolhemos à pedagogia histórico-crítica proposta por Dermeval Saviani como contraponto à pedagogia das competências. A pedagogia histórico-crítica surgiu nos anos 1980 como uma oposição à pedagogia tradicional, destacando a insuficiência da educação em contribuir efetivamente para a superação das desigualdades de classe. A pedagogia proposta por Saviani tem o propósito de socializar o conhecimento cultural-científico historicamente produzido, formando os indivíduos para a cidadania e a superação da exploração nas sociedades de classes. A pedagogia das competências ressalta sua inclinação aos interesses do mercado e a desvirtuação de sua finalidade essencial, uma vez que, sua preocupação é formar o consumidor. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia das competências representam abordagens opostas no campo educacional, refletindo as tensões entre a formação integral do indivíduo e o adestramento e a adaptação ao mercado de trabalho. No contexto brasileiro de recrudescimento da influência neoliberal na educação, a educação crítica e emancipadora têm sido desviada de sua finalidade essencial, assim como tem sido criticada e relegada a segundo plano com a imposição da primazia da pedagogia das competências fortalecida pela lógica do capital.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, LÍVIA APARECIDA OLIVEIRA DE MORAES; CARNEIRO, Maria Esperança Fernandes. PONTOS PARA REFLEXÃO: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS COMO VEM INFLUENCIANDO A REFORMA ENSINO MÉDIO.. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/805377-PONTOS-PARA-REFLEXAO--PEDAGOGIA-HISTORICO-CRITICA-E-A-PEDAGOGIA-DAS-COMPETENCIAS-COMO-VEM-INFLUENCIANDO-A-REFORMA. Acesso em: 06/07/2025

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