O COLÉGIO COMERCIAL OFICIAL DE UBERLÂNDIA – MG E SUA INTERFACE NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CIDADE DE UBERLÂNDIA (1888-1940)

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

DOI
10.29327/1404483.1-7  
Título do Trabalho
O COLÉGIO COMERCIAL OFICIAL DE UBERLÂNDIA – MG E SUA INTERFACE NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CIDADE DE UBERLÂNDIA (1888-1940)
Autores
  • Michelle Mattar Pereira de Oliveira Tavares
  • Giseli Gatti
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 3 - Instituições, Culturas e Práticas Escolares
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/803050-o-colegio-comercial-oficial-de-uberlandia--mg-e-sua-interface-no-desenvolvimento-economico-da-cidade-de-uberland
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Colégio Comercial Oficial de Uberlândia, Urbanização, Desenvolvimento Econômico.
Resumo
Trata-se de resultados parciais de investigação, vinculado ao curso de doutoramento em educação, com temática alinhada à história da educação e específica da história das instituições escolares tendo o objeto de estudo a Escola Estadual Professor José Inácio de Souza, primeira escola oficial pública a ofertar cursos comerciais na cidade de Uberlândia - MG. Este trabalho é um excerto da tese intitulada “Pioneirismo do Ensino Técnico Comercial Oficial: a Escola Estadual Professor José Ignácio de Souza (1966-1986) – Uberlândia - MG” e tem por objetivo mostrar como os movimentos de urbanização e o desenvolvimento da economia da cidade de Uberlândia, contribuíram para a instalação de uma instituição voltada para a educação comercial na cidade. A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa e está sendo desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para a construção do presente texto, utilizamos os seguintes autores para dar suporte a discussão: Araújo (2008), Bernardelli (2007), Brandão e Siqueira (2013), Brito e Warpechowski (2008), Dantas (2008), Fausto (2019), Galvão (2013), Gatti (2010), Guimarães (2010), Müller (2014), Lopes (2008) e Teixeira (1970). Quanto a pesquisa documental utilizamos fontes que se encontram no Arquivo Público Municipal, buscamos por notícias veiculadas em jornais de época sobre o nosso objeto de estudo. Já no IBGE, procuramos informações da região do Triângulo Mineiro, mais especificamente das cidades de Uberlândia, Uberaba e Araguari, sobre o censo demográfico e censo econômico entre os anos 1920-1940. E, no Centro de Documentação Histórica da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, buscamos por fontes iconográficas relacionadas ao desenvolvimento de Uberlândia, além de documentos produzidos por memorialistas dessa cidade em questão. Resultados parciais, indicam que o surgimento de uma instituição que oferecia curso comercial, visava oferecer qualificação para o mercado de trabalho, tendo em vista que o setor terciário da cidade de Uberlândia, estava em ascensão desde os anos de 1920.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

TAVARES, Michelle Mattar Pereira de Oliveira; GATTI, Giseli. O COLÉGIO COMERCIAL OFICIAL DE UBERLÂNDIA – MG E SUA INTERFACE NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CIDADE DE UBERLÂNDIA (1888-1940).. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/803050-O-COLEGIO-COMERCIAL-OFICIAL-DE-UBERLANDIA--MG-E-SUA-INTERFACE-NO-DESENVOLVIMENTO-ECONOMICO-DA-CIDADE-DE-UBERLAND. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes