PSEUDO-PSICOLOGIA: COMO AS PSEUDOCIÊNCIAS COMPROMETEM O AVANÇO DA PSICOLOGIA

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0686-6

Título do Trabalho
PSEUDO-PSICOLOGIA: COMO AS PSEUDOCIÊNCIAS COMPROMETEM O AVANÇO DA PSICOLOGIA
Autores
  • Giovanna Rodrigues De Oliveira
  • Ana Julia Pereira Valente
  • Analucy Aury Vieira de Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-congresso-multidisciplinar-universo-goiania-hibrido-o-poder-transformador-da-educacao-453256/828140-pseudo-psicologia--como-as-pseudociencias-comprometem-o-avanco-da-psicologia
ISBN
978-65-272-0686-6
Palavras-Chave
Psicologia, Ciência, Pseudociência, Pseudo-psicologia.
Resumo
A partir da história de como a Psicologia se construiu como Ciência e de que forma ela impacta no cotidiano da população, surge a necessidade de discutir os aspectos que serão apresentados a seguir. O presente trabalho tem como objetivo discutir e trazer conceitos já estabelecidos, como os critérios para uma teoria ser considerada ciência e a própria Psicologia como ciência, e suas dificuldades encontrada pela Psicologia quanto a ser considerada uma ciência. O objetivo central do trabalho é abordar e analisar sobre o tema das Pseudociências, quais são ligadas a Psicologia, como afetam o avanço da Psicologia e o que a torna esse tópico uma Pseudo-Psicologia. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica com a utilização e verificação de artigos científicos que correspondem aos critérios de exclusão e inclusão. Foram escolhidos apenas artigos que abordassem como a Ciência se constrói, quais os critérios científicos para que determinado conteúdo seja considerado Ciência, o que é a Pseudociência, as Pseudociências ligadas a área da Psicologia e a história da Ciência. Os resultados obtidos de acordo com a revisão dos artigos foram de que existem vários fatores que influenciam na crença em Pseudociências, desde a falta de uma educação crítica até a falta de divulgação cientifica na área. Para concluir, se faz necessário o investimento na conscientização sobre a Psicologia como Ciência desde a educação de base até o ensino superior, ademais, incentivar o esclarecimento da população sobre os malefícios das práticas não psicológicas e que não são regulamentadas pelo Conselho Federal de Psicologia.
Título do Evento
VII CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR UNIVERSO GOIÂNIA Híbrido: “O Poder Transformador da Educação”
Cidade do Evento
Goiânia
Título dos Anais do Evento
Anais do VII CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR UNIVERSO GOIÂNIA Híbrido: “O Poder Transformador da Educação”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Giovanna Rodrigues De; VALENTE, Ana Julia Pereira; OLIVEIRA, Analucy Aury Vieira de. PSEUDO-PSICOLOGIA: COMO AS PSEUDOCIÊNCIAS COMPROMETEM O AVANÇO DA PSICOLOGIA.. In: Anais do VII CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR UNIVERSO GOIÂNIA Híbrido: “O Poder Transformador da Educação”. Anais...Goiânia(GO) UNIVERSO, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-congresso-multidisciplinar-universo-goiania-hibrido-o-poder-transformador-da-educacao-453256/828140-PSEUDO-PSICOLOGIA--COMO-AS-PSEUDOCIENCIAS-COMPROMETEM-O-AVANCO-DA-PSICOLOGIA. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes