O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Publicado em 12/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0103-8

DOI
10.29327/1337233.3-1  
Título do Trabalho
O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Autores
  • Míriam Godoy de Oliveira
  • Danielle Silva Pinheiro Furtado De Oliveira
  • MARCUS VINICIUS MACHADO CANRIRO
  • Carla Mörschbächer
  • Aleff Russi
Modalidade
Resumo
Área temática
Pibid, Residência Pedagógica e Programa Institucional de Formação de Professores do IFC
Data de Publicação
12/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viffp/710396-o-pensamento-algebrico--uma-experiencia-didatica-de-ensino-aprendizagem-por-meio-da-contacao-de-historia-para-res
ISBN
978-65-272-0103-8
Palavras-Chave
Educação Matemática. Atividades Lúdicas. Ludicidade na Matemática.
Resumo
O Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (PRP), vinculado ao Instituto Federal Catarinense (IFC), está no domínio dos projetos e dos programas de formação inicial de professores da Educação Básica financiados pela CAPES Edital nº 2/2023. Nesse contexto, foram elaborados projetos de oficinas, visando a estabelecer diálogos entre as áreas de licenciaturas do campus de Camboriú e o planejamento e o desenvolvimento de ações compartilhadas. Assim, este trabalho apresenta um relato de experiência de uma oficina oferecida pelos residentes do curso de Licenciatura em Matemática aos residentes da Licenciatura em Pedagogia do IFC. O projeto da oficina teve início em maio e foi concluído em junho de 2023. As atividades foram fundamentadas em uma abordagem metodológica que priorizou o ciclo de ação-reflexão-ação. Durante o planejamento e desenvolvimento do projeto da oficina, definiu-se os objetivos a serem alcançados e o público-alvo. Identificou-se que a contação de histórias é uma ferramenta poderosa que tem se destacado como uma abordagem lúdica e envolvente para ensinar conceitos complexos de maneira acessível a crianças. O objetivo foi desenvolver as conexões que envolvem o Pensamento Algébrico, a lógica e a linguagem natural (ou materna). Explorou-se o Pensamento Algébrico, por meio da contação de história, utilizando os blocos lógicos, que, por sua vez, possuem três atributos importantes para a construção do raciocínio lógico e, consequentemente, para o Pensamento Algébrico. O contexto do conto foi a história de um pirata que havia escondido um baú carregado de tesouros em uma ilha. Por infelicidade, o pirata foi roubado por um dos marujos. Assim, iniciou-se o diálogo entre o contador da história e os ouvintes e os questionamentos, procurando conduzir ao raciocínio lógico. A contação era conduzida para descobrir qual foi o “marujo” que pegou o baú carregado de tesouros, construindo, assim, alguns “fragmentos” do Pensamento Algébrico, por meio da linguagem natural (ou materna). Na linguagem natural, é comum usarmos uma dupla negação no sentido de reforçar ou enfatizar uma ideia. Assim, para a construção do Pensamento Algébrico, é necessária uma transposição da linguagem natural (materna) para a linguagem matemática (simbólica). Por meio da atividade, os estudantes desenvolveram o exercício da comparação e também uma proposição que poderia ser classificada em apenas dois valores lógicos, verdadeiro (V) ou falso (F). Percebeu-se que a negação de uma proposição indicava sempre uma ideia contrária, de modo que se uma é verdadeira, a outra é falsa e vice-versa. Existem razões para acreditar que no desenvolvimento da linguagem, mediante o registro, a criança aprende a associar palavras a objetos, a ações e a sentimentos, contribuindo para a aquisição da linguagem. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico. O resultado prático dessa oficina foi a sua replicação na escola campo onde os residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia desenvolviam a prática pedagógica.
Título do Evento
VI Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

OLIVEIRA, Míriam Godoy de et al.. O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.. In: Anais do VI Fórum de Formação de Professores. Anais...Concórdia(SC) IFC, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viffp/710396-O-PENSAMENTO-ALGEBRICO--UMA-EXPERIENCIA-DIDATICA-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-POR-MEIO-DA-CONTACAO-DE-HISTORIA-PARA-RES. Acesso em: 04/07/2025

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