MATEMÁTICA E BIOLOGIA: UM OLHAR PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E GENÉTICA POR MEIO DO BINÔMIO DE NEWTON

Publicado em 12/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0103-8

Título do Trabalho
MATEMÁTICA E BIOLOGIA: UM OLHAR PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E GENÉTICA POR MEIO DO BINÔMIO DE NEWTON
Autores
  • Victória Giuliana Fonseca Quinzen Kopp
  • Kemelly Suzuki Lin
  • MARCUS VINICIUS MACHADO CANRIRO
  • Carla Mörschbächer
  • Aleff Russi
Modalidade
Resumo
Área temática
Pibid, Residência Pedagógica e Programa Institucional de Formação de Professores do IFC
Data de Publicação
12/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viffp/710387-matematica-e-biologia--um-olhar-para-o-ensino-aprendizagem-de-probabilidade-e-genetica-por-meio-do-binomio-de-new
ISBN
978-65-272-0103-8
Palavras-Chave
Educação Matemática, Integração interdisciplinar, Matemática aplicada, Residência Pedagógica.
Resumo
Este texto aborda a aplicação da Matemática, mais especificamente da genética, no campo da Biologia, com um olhar voltado ao ensino e à aprendizagem de combinatória e probabilidade. O objetivo deste texto é relatar o desenvolvimento de uma sequência didática que explora a interdisciplinaridade entre Biologia e Matemática. Como metodologia de pesquisa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória em conformidade com os registros de Representação Semiótica de Duval. O estudo foi orientado pela seguinte questão central: “Como os livros didáticos de biologia abordam combinatória e probabilidade em genética?”. Na sequência, explorou-se o desenvolvimento do Binômio de Newton, no caso de herança quantitativa ou poligênica, de que participam dois ou mais pares de genes. A interação que ocorre entre os genes (poligenes), que transmitem as características herdadas, acontece de tal forma que cada um deles é responsável por uma parcela do fenótipo resultante. A utilização do binômio de Newton por meio da genética enfatizou a oportunidade de aproximar ainda mais dois campos do conhecimento humano, a Biologia e a Matemática. Isso ocorre porque o binômio auxilia a interpretação algébrica dos fenótipos no cruzamento genético, proporcionando a transposição de uma representação gráfica em uma representação simbólica. A soma dos coeficientes do binômio de Newton expressa o total de possíveis cruzamentos obtidos no quadro de Punnett. Com base nos dados levantados, constatou-se que há razões para acreditar que os livros didáticos não estabelecem uma relação interdisciplinar adequada entre os estudos de combinatória e probabilidade com genética. Com base nos resultados, será implementada uma oficina destinada a estudantes do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência. O estudo foi realizado no contexto do Programa de Residência Pedagógica (PRP), que é coordenado e financiado pela CAPES, instituição vinculada ao Governo Federal. Tal programa visa aprimorar a formação inicial de professores, promovendo a sua imersão na prática pedagógica. No Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Camboriú, lócus do estudo, o Programa de Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) fazem parte do subprojeto interdisciplinar entre as licenciaturas em Matemática e Pedagogia. Bolsista Residência Pedagógica Edital Capes nº 2/2022.
Título do Evento
VI Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KOPP, Victória Giuliana Fonseca Quinzen et al.. MATEMÁTICA E BIOLOGIA: UM OLHAR PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E GENÉTICA POR MEIO DO BINÔMIO DE NEWTON.. In: Anais do VI Fórum de Formação de Professores. Anais...Concórdia(SC) IFC, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viffp/710387-MATEMATICA-E-BIOLOGIA--UM-OLHAR-PARA-O-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-PROBABILIDADE-E-GENETICA-POR-MEIO-DO-BINOMIO-DE-NEW. Acesso em: 04/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes