DESAFIOS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONEXÕES COM A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Publicado em 12/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0103-8

Título do Trabalho
DESAFIOS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONEXÕES COM A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autores
  • Julia Damaris Fachini
  • Thais Eduarda Willemann
  • Igor Willian Muniz
  • Paula Andrea Grawieski Civiero
Modalidade
Resumo
Área temática
Formação Inicial e Continuada de Professores
Data de Publicação
12/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viffp/707844-desafios-ambientais-e-educacao-matematica-critica--conexoes-com-a-licenciatura-em-matematica
ISBN
978-65-272-0103-8
Palavras-Chave
Educação Matemática Crítica, Equação Civilizatória, Formação Docente, Meio Ambiente
Resumo
Visando ressaltar a importância da Educação Matemática Crítica (EMC) e as variáveis da Equação Civilizatória (EC) na formação de professores de matemática, um plano de aula foi desenvolvido no componente curricular de Laboratório de Prática de Ensino e de Aprendizagem II do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Rio do Sul. A partir da variável contemporânea meio ambiente, busca-se discutir e analisar criticamente o aumento das queimadas e desmatamentos no Brasil e, em especial, na região do Alto Vale do Itajaí. Para tanto, utiliza-se da triangulação de áreas e outros conteúdos matemáticos auxiliares no processo de estudo e análise de mapas e dados censitários, como representação tabular e gráfica, população e amostra, noções de amostragem e inferência estatística. Para trabalhar tal tema, utilizamos a perspectiva da EMC, tratada como a discussão de preocupações relacionadas a educação matemática. Deste modo, a utilização da EMC neste projeto provoca uma aprendizagem crítica voltada aos cenários para investigação, com etapas que podem proporcionar aos alunos tanto descobertas e discussões sobre fatos matemáticos, quanto a compreensão, reflexão e capacidade de tomada de decisões relacionadas à realidade dos mesmos. Isso converge com as preocupações da EC, enquanto uma categoria de análise do real. As etapas que constituem o plano de aula são: i) Apresentação do tema; ii) Explicação sobre o projeto a ser aplicado; iii) Tempo para realização de uma pesquisa na qual os estudantes devem conversar com parentes, amigos e/ou conhecidos que tenham área para plantio e pecuária, buscando informações como: se desmata/queima para plantio/pecuária, as motivações e frequência desta ação, a área aproximada desmatada/queimada; se é a favor ou contra, destacando suas justificativas e fornecimento de uma imagem aérea do terreno; iv) Apresentação e discussão dos resultados organizados em gráficos, tabelas e outros instrumentos necessários; v) Análise das imagens aéreas trazidas pelos alunos, para que seja possível iniciar o trabalho de aproximação por triangulação; vi) Apresentação dos resultados de triangulação; vii) Debate sobre desmatamentos e queimadas, o qual possibilitará que os alunos reflitam sobre tal prática (mesmo que se digam a favor ou contra), levando em consideração aspectos relacionados tanto ao bem estar do meio ambiente quanto da sociedade; viii) Elaboração de um cartaz com as imagens das áreas trianguladas, além de dados sobre desmatamentos/queimadas em nível nacional e regional, visando reflexão sobre o tema; iv) Início do processo de escrita de um relato de experiência pelos alunos (com orientação do professor) sobre o projeto aplicado, para que o mesmo possa ser inscrito na Feira de Matemática, visto que a feira é um importante espaço de formação pessoal e acadêmica para os estudantes. Discutir a EMC e a EC nas aulas de licenciatura em matemática é de extrema importância na formação dos futuros professores, pois instiga a análise das práticas educacionais que podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, promovendo abordagens mais reflexivas e significativas no processo de ensino e de aprendizagem da matemática.
Título do Evento
VI Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FACHINI, Julia Damaris et al.. DESAFIOS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONEXÕES COM A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.. In: Anais do VI Fórum de Formação de Professores. Anais...Concórdia(SC) IFC, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viffp/707844-DESAFIOS-AMBIENTAIS-E-EDUCACAO-MATEMATICA-CRITICA--CONEXOES-COM-A-LICENCIATURA-EM-MATEMATICA. Acesso em: 23/06/2025

Trabalho

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