O USO DO KAHOOT NA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES SURDOS

Publicado em 12/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0103-8

Título do Trabalho
O USO DO KAHOOT NA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES SURDOS
Autores
  • Julia Damaris Fachini
  • Thais Eduarda Willemann
  • Marines Dias Gonçalves
Modalidade
Resumo
Área temática
Formação Inicial e Continuada de Professores
Data de Publicação
12/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viffp/707811-o-uso-do-kahoot-na-matematica--uma-proposta-de-oficina--pedagogica-para-estudantes-surdos
ISBN
978-65-272-0103-8
Palavras-Chave
Libras; Tecnologias da Informação e Comunicação; Formação Docente;
Resumo
Este texto relata uma proposta de oficina pedagógica para estudantes surdos desenvolvida pelas autoras, estudantes da sétima fase do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Rio do Sul. Na disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi sugerido como uma das atividades avaliativas a realização de oficinas pedagógicas envolvendo conteúdos matemáticos. Após as leituras e reflexões das autoras sobre as contribuições da abordagem bilíngue Libras/Língua Portuguesa no ensino de matemática para estudantes surdos, as estudantes procuraram referências aulas ministradas em Libras que utilizassem atividades e materiais que voltados prioritariamente para o aspecto visual. Então, definiu-se como tema da oficina os números inteiros e elaborou-se os seguintes objetivos: favorecer a compreensão dos conceitos matemáticos relacionados a esses números; exemplificar sua aplicação em situações visuais para estudantes surdos e incentivar o desenvolvimento de habilidades matemáticas, raciocínio lógico, análise visual e resolução de problemas matemáticos. A oficina envolveu 25 estudantes da referida disciplina e dois convidados surdos, sendo um deles professor de estudantes surdos. A fim de promover uma aprendizagem mais dinâmica e significativa, aliada à valorização das singularidades linguísticas de estudantes surdos, as autoras optaram por utilizar a plataforma online Kahoot para criação de jogos educativos. Com as ferramentas disponíveis do software, foram elaboradas algumas operações básicas utilizando figuras e números em Libras, citando-se, como exemplo, o uso de imagem de três tartarugas seguida do sinal de adição e de uma figura de quatro baleias. A questão de múltipla escolha continha quatro alternativas elaboradas em algarismos indo-arábicos e sinais representativos dos números em Libras, sendo apenas uma delas a alternativa correta. É importante ressaltar que, em atividades como essa, a avaliação pode ser realizada de duas formas: como atividade contributiva, não havendo notas e sendo considerados itens como participação, comprometimento, capacidade de trabalhar em grupo, respeitar opiniões diversas, entre outros itens; ou como avaliação processual, observando se os estudantes efetuam as operações que correspondem à imagem apresentada e verificando se seguem corretamente as regras do jogo, as estratégias adotadas por eles e seu envolvimento na atividade. Também pode-se observar se os objetivos foram alcançados, se houve compreensão do conteúdo, a capacidade do aluno de resolver problemas que envolvam números inteiros e também de reconhecer suas diferentes representações. Todos os envolvidos, após a exposição das autoras, jogaram o Kahoot e contribuíram com sugestões e reflexões a respeito das atividades propostas. Como resultados da oficina, evidenciou-se a importância da tecnologia na elaboração de exercícios como o apresentado, pois tal ferramenta auxiliou na construção de uma aula mais visual, lúdica, interativa e permitiu o desenvolvimento de jogos com testes de múltipla escolha. Percebeu-se, também, a importância do aprendizado da Libras para a interação com estudantes surdos. Acredita-se, assim, que práticas e atividades pedagógicas embasadas no uso da Libras valorizam e respeitam a cultura da comunidade surda, contribuindo para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa e também para a independência e autoestima desses estudantes.
Título do Evento
VI Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FACHINI, Julia Damaris; WILLEMANN, Thais Eduarda; GONÇALVES, Marines Dias. O USO DO KAHOOT NA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES SURDOS.. In: Anais do VI Fórum de Formação de Professores. Anais...Concórdia(SC) IFC, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viffp/707811-O-USO-DO-KAHOOT-NA-MATEMATICA--UMA-PROPOSTA-DE-OFICINA--PEDAGOGICA-PARA-ESTUDANTES-SURDOS. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes