RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR INTEGRANTES DO PIBID LICA-LIQUI

Publicado em 12/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0103-8

Título do Trabalho
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR INTEGRANTES DO PIBID LICA-LIQUI
Autores
  • Juliana Meurer Moreira Caetano
  • Bernardo Gonçalves Radtke
  • Aline pinto
  • Alan Weiss
  • MURIEL RICARDO
  • João Vitor De Carvalho Muniz
  • EDUARDA DE SOUSA SOBRAL
  • Cleusa Da Cruz Kreusch
  • Frank Rhaika dos Santos
  • Ester Bartholdy Vieira
  • Héder Luciano Lyra Rosa
  • Anelise Grunfeld de Luca
Modalidade
Resumo
Área temática
Pibid, Residência Pedagógica e Programa Institucional de Formação de Professores do IFC
Data de Publicação
12/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viffp/706627-relatos-de-experiencias-vivenciadas-por-integrantes-do-pibid-lica-liqui
ISBN
978-65-272-0103-8
Palavras-Chave
programa, intervenção, docência, licenciatura, formação
Resumo
Encarar a atividade docente sem experiência e vivência prévia não é uma tarefa fácil. Ter a oportunidade de vivenciar a prática docente orientados por profissionais com experiência possibilita esse primeiro contato rumo aos desafios futuros. Este trabalho tem como objetivo relatar as primeiras experiências obtidas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) -subprojeto LICA – LIQUI, do Instituto Federal Catarinense, campus Araquari acerca de seu contato com os alunos tanto na apresentação dos cursos noturnos do campus e do próprio programa de iniciação à docência, quanto as intervenções em sala de aula. A apresentação dos cursos e do programa do PIBID foi feita de forma conjunta no intervalo vespertino do ensino médio integrado, na área próxima à cantina do IFC - campus Araquari. Ali foram expostos cartazes onde os bolsistas e voluntários, com o auxílio dos professores supervisores e coordenadora, puderam apresentar para os alunos dos cursos técnicos presentes os trabalhos que seriam realizados nos meses a seguir, além divulgar os cursos de graduação noturnos, que eram desconhecidos por muitos alunos do ensino médio. Já em sala de aula, os bolsistas e voluntários, separados em equipes, tiveram a oportunidade de ministrar uma aula dentro do curso de Agropecuária no componente curricular Biologia, além de auxiliarem na elaboração de uma avaliação e correção junto com o professor supervisor, responsável pela disciplina. O momento em sala propiciou uma série de novas experiências e resultados positivos, pois permitiu aos licenciandos um meio de conhecerem um pouco do contexto em sala de aula e da realidade fora dela. Essa vivência foi uma experiência muito enriquecedora. Mesmo sendo a primeira vez, trouxe bastante aprendizado e busca por novas metodologias e estratégias didáticas para aprendizagem dos alunos. Estar com alunos do ensino médio num curso integrado, trouxe ainda mais possibilidades e outros olhares pensando no ensino e na aprendizagem. O assunto abordado foi relativamente tranquilo de trabalhar por ser de conhecimento de todos, porém o desafio está em fazer com que cada tema possa ser visto de vários ângulos, além dos que já foram vistos, sujeitos, inclusive, a análises críticas, buscando sempre inovar com recursos didáticos e uso de novas tecnologias. Esses momentos são importantes para a formação dos futuros professores, possibilitando vivenciar a prática docente em todas as suas dimensões. Dessa maneira, o discente de licenciatura, com base nos aprendizados obtidos durante o PIBID, levará em sua formação um repertório de práticas realizadas enquanto licenciando, compreendendo melhor a realidade de como os professores exercem seu trabalho de maneira efetiva, a fim de contemplar todos os alunos. Portanto, essas primeiras intervenções e visões adquiridas pelos bolsistas e voluntários do programa, fizeram com que muitos perdessem a insegurança de estar em sala de aula, permitindo assim, a construção de uma autonomia e dinamismo diante do ambiente em sala, dando-lhes segurança ao aplicar e expor suas temáticas, fortalecendo o vínculo de professor e aluno.
Título do Evento
VI Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAETANO, Juliana Meurer Moreira et al.. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR INTEGRANTES DO PIBID LICA-LIQUI.. In: Anais do VI Fórum de Formação de Professores. Anais...Concórdia(SC) IFC, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viffp/706627-RELATOS-DE-EXPERIENCIAS-VIVENCIADAS-POR-INTEGRANTES-DO-PIBID-LICA-LIQUI. Acesso em: 27/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes