CAÇA AO TESOURO PITAGÓRICA: UM PLANO DE AULA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE RIO DO SUL

Publicado em 12/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0103-8

Título do Trabalho
CAÇA AO TESOURO PITAGÓRICA: UM PLANO DE AULA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE RIO DO SUL
Autores
  • Julia Damaris Fachini
  • Igor Willian Muniz
  • Morgana Scheller
Modalidade
Resumo
Área temática
Pibid, Residência Pedagógica e Programa Institucional de Formação de Professores do IFC
Data de Publicação
12/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viffp/702225-caca-ao-tesouro-pitagorica--um-plano-de-aula-do-programa-de-residencia-pedagogica-de-rio-do-sul
ISBN
978-65-272-0103-8
Palavras-Chave
Residência Pedagógica; Matemática; Formação Docente;
Resumo
O texto descreve uma ação docente desenvolvida por três licenciandos em Matemática, residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do núcleo de matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC), durante o desenvolvimento das atividades integrantes do módulo II. Ela teve como tema o teorema de Pitágoras e contemplou uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da EEB Paulo Cordeiro. Foi estruturada em sete etapas durante o período de 6 aulas: 1) revisão de conceitos sobre sobre triângulos retângulos; 2) utilização de malha quadriculada para o estabelecimento da relação de Pitágoras que pode ser feita entre a área dos quadrados formados sobre cada um dos lados do triângulo retângulo; 3) associação do que foi sendo estruturado com a fórmula geral do Teorema, de modo a perpassar pela linguagem natural, pré-simbólica e simbólica algébrica; 4) organização dos conceitos formais a partir do contexto histórico; 5) resolução de problemas utilizando a relação de Pitágoras; 6) atividade avaliativa - um caça ao tesouro pitagórico; 7) momento para dúvidas e feedbacks. O desenvolvimento da ação destaca a estratégia da Caça ao Tesouro Pitagórica como motivadora para o exercício do algoritmo de resolução, pois os estudantes tiveram que responder uma série deles para encontrar o tesouro escondido em algum lugar da escola. Como adotou-se a concepção como processual, observou-se constantemente os estudantes a fim de perceber o envolvimento nas atividades, as estratégias de resolução, as principais dificuldades e equívocos nas resoluções, além de verificar se seguiram corretamente as regras do jogo. A utilização da dinâmica idealizada pelos residentes se mostrou positiva, visto que contou com participação de estudantes que durante as outras aulas nem sempre se interessavam e realizavam as atividades, o que indica a pertinência de ações criativas no exercício da docência. Além disso, cada etapa da ação contribuiu significativamente para o processo de formação docente dos residentes, visto que os mesmos conseguiram se aproximar e entender aquilo que estudavam ao longo do curso, sendo este um dos principais objetivos do PRP.
Título do Evento
VI Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FACHINI, Julia Damaris; MUNIZ, Igor Willian; SCHELLER, Morgana. CAÇA AO TESOURO PITAGÓRICA: UM PLANO DE AULA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE RIO DO SUL.. In: Anais do VI Fórum de Formação de Professores. Anais...Concórdia(SC) IFC, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viffp/702225-CACA-AO-TESOURO-PITAGORICA--UM-PLANO-DE-AULA-DO-PROGRAMA-DE-RESIDENCIA-PEDAGOGICA-DE-RIO-DO-SUL. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes