A MATEMÁTICA DO ENCCEJA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A COMUNIDADE CERTA

Publicado em 12/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0103-8

Título do Trabalho
A MATEMÁTICA DO ENCCEJA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A COMUNIDADE CERTA
Autores
  • Guilherme Rolim De Godoy
  • Felipe Hoepfner
  • Alessandra de Souza Gomes
  • Alexsandro Henrique Dos Santos
  • Ana Pimentel Jardin
  • Cathiuce Caroline Souza Machado
  • Jéssica Bertoldi Coelho
  • JHENIFER BARRETO RIO
  • Rosane Pedron Carneiro
  • Diego das Neves de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Pibid, Residência Pedagógica e Programa Institucional de Formação de Professores do IFC
Data de Publicação
12/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viffp/697065-a-matematica-do-encceja--uma-aproximacao-entre-programas-de-formacao-de-professores-e-a-comunidade-certa
ISBN
978-65-272-0103-8
Palavras-Chave
PIBID, EJA, Residência Pedagógica, integração, inclusão.
Resumo
Este trabalho busca trazer um relato da experiência desenvolvida no Centro Especializado em Reabilitação de Toxicômanos e Alcoolistas - CERTA, localizado no município de Camboriú. Desenvolvida no período de 26 de maio a 15 de agosto por acadêmicos bolsistas, professor supervisor e coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID de matemática do IFC Câmpus Camboriú. O projeto contou com o apoio do Programa de Residência Pedagógica - PRP da mesma área. O objetivo do trabalho foi de aproximar o IFC, em especial os programas PIBID e PRP e a comunidade CERTA, buscando auxiliar as professoras que lá atuam e não possuem formação específica na área de matemática. Além disso, levar questões matemáticas contextualizadas para contribuir com os internos inscritos para o exame do ENCCEJA. Para o desenvolvimento e execução da ação proposta, foi traçada pelo grupo a estratégia de estabelecer uma classificação, por assunto, das questões do ENCCEJA de anos anteriores. Em seguida, foi realizado um levantamento dos conteúdos de maior incidência que embasou o estudo e o preparo dos materiais para a realização das atividades propostas. Durante a execução das atividades, os participantes se dedicaram de forma ativa, demonstrando compreensão durante a resolução de questões. Quanto às docentes atuantes na comunidade, além de auxiliarem o grupo no desenvolvimento dos trabalhos, se envolveram com as atividades propostas, ampliando o contato com novos conceitos e conteúdos matemáticos. Dessa forma, o conhecimento adquirido por elas poderia ser compartilhado com os estudantes, mesmo após o encerramento das atividades. A partir da experiência finalizada, foram percebidos resultados positivos envolvendo tanto os licenciandos quanto o público-alvo. Os acadêmicos, na oportunidade ímpar de se relacionarem com discentes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, desenvolveram habilidades que ampliaram a visão do processo de ensino-aprendizagem. Enquanto isso, o público-alvo externou satisfação em conseguir ter contato com a matemática exigida nos exames, mas numa abordagem mais próxima à realidade dele. Esse trabalho contou com a participação de Bolsistas Pibid Edital Capes nº 23/2022 e Bolsistas Residência Pedagógica Edital Capes nº 24/2022.
Título do Evento
VI Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GODOY, Guilherme Rolim De et al.. A MATEMÁTICA DO ENCCEJA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A COMUNIDADE CERTA.. In: Anais do VI Fórum de Formação de Professores. Anais...Concórdia(SC) IFC, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viffp/697065-A-MATEMATICA-DO-ENCCEJA--UMA-APROXIMACAO-ENTRE-PROGRAMAS-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES-E-A-COMUNIDADE-CERTA. Acesso em: 20/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes