A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA (CDH) NO SENADO BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE SUA COMPOSIÇÃO (2005-2018).

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-219-9

Título do Trabalho
A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA (CDH) NO SENADO BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE SUA COMPOSIÇÃO (2005-2018).
Autores
  • Jonatas nogueira aguiar de souza e silva
Modalidade
Edital para chamada de trabalhos (artigos e painéis)
Área temática
GT5 – Instituições Políticas
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vifbcp/144069-a-comissao-de-direitos-humanos-e-legislacao-participativa-(cdh)-no-senado-brasileiro--um-estudo-sobre-sua-composi
ISBN
978-85-5722-219-9
Palavras-Chave
Senado Brasileiro, Comissões permanentes, Perfil político
Resumo
Tendo como base os estudos legislativos brasileiros, e´ perceptível que o Senado e´ deixado em segundo plano, uma vez que a maior parte dos estudos sobre o Legislativo brasileiro foca na Câmara dos Deputados. Todavia, ha´, nas ultimas de´cadas, um crescente interesse pelo estudo do Senado, mesmo que ainda sejam minorita´rios em relação aos estudos sobre a primeira câmara. Dentre os estudos sobre o Senado e´ visto um interesse nas suas comissões permanentes como parte da ana´lise. Desta forma este trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos senadores que ingressam na comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, com base em dados políticos (distribuição partida´ria, pertencimento a base do governo), sócio demogra´fico (região, idade, gênero), atuação profissional e expertise. Demonstrando o perfil daqueles que compõem esta comissão e sua relação com o papel informacional e deliberativo da mesma. Esse levantamento sobre a composição da Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa sera´´ cotejado com a literatura que trata da questão das comissões no Brasil, isto e´, como os elementos partida´rios, a questão da expertise e seniority se apresentam na referida comissão. Os dados foram coletados a partir dos Relatórios Anuais da Presidência do Senado e da seção de biografia dos Senadores, existente no site da própria casa legislativa. O recorte temporal proposto cobre o período que se estende da criação da referida comissão ate´ a u´ltima legislatura completa. Para atingir esse objetivo, o trabalho parte da definição do bicameralismo brasileiro em suas dimensões de simetria e incongruência. Nesse quesito, o sistema bicameral brasileiro e´ classificado como forte, uma vez que ambas as câmaras possuem semelhantes prerrogativas para atuar no processo decisório e requisitos distintos na forma de seleção de seus membros. Na sequência busca-se apresentar a importância das comissões no Senado Federal como instâncias deliberativas e informacionais, demonstrando a sua importância como órgão institucional dentro dessa casa legislativa. Por fim, se apresenta os dados sobre a composição da CDH no que tange a` 1) composição partida´ria, 2) posição no eixo governo-oposição, 3) cara´ter regional da representação, 4) expertise e 5) seniority. A partir desses dados e´ possível caracterizar essa comissão dentro dos principais elementos destacados pela literatura que trata de comissões no Brasil.
Título do Evento
VI FÓRUM BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Fórum Brasileiro de Pós Graduação em Ciência Política
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Jonatas nogueira aguiar de souza e. A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA (CDH) NO SENADO BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE SUA COMPOSIÇÃO (2005-2018)... In: Anais do VI Fórum Brasileiro de Pós Graduação em Ciência Política. Anais...Belém(PA) UFPA, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vifbcp/144069-A-COMISSAO-DE-DIREITOS-HUMANOS-E-LEGISLACAO-PARTICIPATIVA-(CDH)-NO-SENADO-BRASILEIRO--UM-ESTUDO-SOBRE-SUA-COMPOSI. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes