A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS NÚCLEOS DE ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS NÚCLEOS DE ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Autores
  • NATASHA MENDONÇA NOGUEIRA
  • Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti
  • Ilane Ferreira Cavalcante
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 4 - Diversidade e bem-estar na educação profissional/Diversité et bien-être dans l'enseignement professionnel
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/447472-a-producao-do-conhecimento-sobre-os-nucleos-de-estudos-de-genero-e-diversidade-sexual-nos-institutos-federais-de-
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Núcleo de Estudos, Gênero, Diversidade Sexual, EPT.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o resultado do mapeamento de produções acadêmicas publicadas no Catálogo de Dissertações e Teses da Coordenação de Pessoal de Nível Superior -CAPES acerca dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual nos Institutos Federais, com a finalidade de conhecer as ações desenvolvidas por estes Núcleos em prol das mulheres e da comunidade LGBTQIA+ no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No referencial teórico foram utilizados Louro (2008), para abordar os conceitos básicos de gênero e sexualidade; Moura (2013) para discutir EPT e formação integrada; Guerch e Conto (2017) na abordagem sobre os Núcleos de Estudos como políticas de diálogos e resistência contra as desigualdades. Na busca foram utilizados os seguintes descritores: Núcleo de Estudo de Gênero e Diversidade Sexual, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade e Núcleo de Estudo de Gênero e Diversidade, adotando o recorte temporal de 2010 a 2021. A escolha destes descritores se justifica pelo fato de encontrar distintas nomenclaturas instituídas a estes Núcleos ao realizar a leitura das resoluções que aprovam os seus regulamentos. Como resultados foram obtidos o total de 690 publicações, utilizando os três descritores. Estas publicações foram distribuídas entre mestrados acadêmicos e profissionais, porém ao realizar a leitura dessas pesquisas foram encontradas apenas 10 produções de mestrado profissional que mencionaram os Núcleos de Estudos e foram selecionadas nesta pesquisa apenas 5 produções. Essa escolha se justifica porque esses cinco trabalhos apresentaram aproximação com o objetivo proposto pela presente investigação. Dentre as produções selecionadas se encontra a dissertação de Ivanildo Alves de Lima Junior (2020) intitulada O núcleo de gênero e diversidade e a população LGBTQIA+: rupturas, avanços e tensões no cotidiano de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O autor aponta que o Núcleo de Gênero e Diversidade (NEGED) do IFPE- Campus Belo Jardim é um lugar de reconhecimento e respeito às diferenças; acolhimento das pessoas LGBTQIA+; um espaço de pesquisa e dos estudos sobre Gênero e Sexualidade, sendo parte integrante da política inclusiva institucional que contribui para a consolidação de uma escola democrática na perspectiva da formação humana integral. A dissertação Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios no mundo do trabalho de Johana de Angelis Cavalcanti de Morais (2020) propôs uma cartilha de Atividades LGBTI+ para que o Núcleo de Gênero e Diversidade (NEGED) – Campus Olinda possa utilizá-la em uma das suas ações com os estudantes e demais membros da comunidade para o enfrentamento da LGBTIfobia no Instituto. A pesquisadora Gislaine Gabriele Saueressig (2020) em sua dissertação Relações de gênero na educação profissional tecnológica: mapeamento das violências sofridas por mulheres no Campus Sapucaia do Sul do IFSUL propõe aos representantes do Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED) trabalhar de forma coletiva na construção do conjunto de diretrizes de enfrentamento à violência e à desigualdade de gênero e constituir um protocolo de acolhimento às vítimas no Instituto. Na dissertação intitulada Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso técnico integrado em agropecuária do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, Gisiê Mello Balsamo (2020) destaca que o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do Instituto atua no protagonismo e empoderamento das mulheres na sociedade trabalhando a igualdade de gênero em um local que ainda se encontra permeado por discursos machistas e sexistas. Por fim, a dissertação intitulada Gênero e sexualidade em cena: dos modos de (re)existência numa perspectiva de educação para diversidade, o autor Arthur Felippe Kinzel Fauth (2019) enfatiza que apesar do Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED) trabalhar com encontros e palestras que promovam o debate sobre gênero e sexualidade, as oficinas também são importantes neste processo de discussão e deveriam fazer parte das ações do Núcleo auxiliando no reconhecimento e visibilidade das minorias sociais. Conforme os trabalhos apresentados, esses Núcleos são importantes porque estimulam o debate acerca das temáticas gênero e sexualidade rompendo as barreiras do silêncio e atundo na promoção da inclusão das minorias sociais. A importância da formação integral se constitui na contribuição teórica, histórica e social que estas práticas agregam na construção do ser por inteiro (CIAVATTA, 2014). Nesse sentido, a partir do estado da arte foram identificadas lacunas existentes no campo epistemológico da educação profissional e uma inexpressiva quantidade de pesquisas sobre os Núcleos de Estudos voltados às mulheres e a comunidade LGBTQIA+.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NOGUEIRA, NATASHA MENDONÇA; CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS NÚCLEOS DE ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA... In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/447472-A-PRODUCAO-DO-CONHECIMENTO-SOBRE-OS-NUCLEOS-DE-ESTUDOS-DE-GENERO-E-DIVERSIDADE-SEXUAL-NOS-INSTITUTOS-FEDERAIS-DE-. Acesso em: 28/06/2025

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