DESIGUALDADES DE ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
DESIGUALDADES DE ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autores
  • CARLOS AUGUSTO BATISTA DE SENA
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 1 - Políticas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446805-desigualdades-de-acesso-as-tecnologias-digitais-no-periodo-de-pandemia-da-covid-19--uma-revisao-bibliografica
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
tecnologias digitais,inclusão digital,desigualdades sociais
Resumo
INTRODUÇÃO:O sistema educacional traz para discussão as possibilidades de se ensinar de forma remota devido ao avanço da pandemia de COVID-19. Como as produções bibliográficas tem ajudado os profissionais da educação a lidar com as transformações requeridas para o ensino e aprendizagem? O que fazer com alunos sem acesso à internet nem equipamentos? Como trabalhar nesse momento para a construção do conhecimento, sem perder o caráter das interações sociais? REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO: O suporte tecnológico necessário deve ser feito de forma ininterrupta e plena. Outro desafio é a normatização das ações e procedimentos, assim como a formação de professores (VALENTE et al, 2020). É primordial que se possa fazer a articulação dos objetivos da educação convencional com as características da sociedade comunicacional, informatizada e globalizada, que implica em desenvolver competência reflexiva e interação crítica com as mídias e multimídias, conjunção das escolas/faculdades/institutos com outros universos culturais, conhecimento e uso de informática, formação permanente, capacidade de diálogo e comunicação, reconhecimento das diferenças e solidariedade (VALENTE et al, 2020, p.7). Acredita-se que as exigências atuais de ressignificação da educação possam superar os desafios, constituindo-se num aspecto promissor para que a educação apresente um caráter inovador (RONDINI; PEDRO; DUARTE, 2020). Muitos alunos se viram limitados ao acesso à educação. No ensino superior a situação se torna muito controversa nos cursos de licenciatura, onde se tem a exigência de estágios supervisionados. As universidades públicas “...enfrentam os problemas decorrentes da desigualdade de acesso e condições para a inclusão digital, a ausência de formação para o domínio das diferentes práticas digitais, além de aspectos estruturais e de gestão do conhecimento” (SOUZA; FERREIRA, 2020, p. 10). A cultura digital é fundamental para o desenvolvimento de toda uma nação, porém em um país com tantas desigualdades passa a ser uma tarefa que demande muito tempo. Por isso, a criação e implementação de políticas públicas educacionais que levem tecnologia para dentro das escolas é fundamental ao desenvolvimento da educação no Brasil. Mas há que se contemplar também a universalização do acesso à essas tecnologias fora do ambiente escolar, tendo em vista que o processo educacional não ocorre apenas na escola” (CARDOSO; FERREIRA; BARBOSA, 2020, p.41). É preciso, pois, considerar a temática do ensino remoto emergencial; sendo importante analisar os discursos dos professores que estão vivenciando essa modalidade. É preciso ouvir para que os ajustes necessários sejam feitos de forma planejada (PAULO; ARAÚJO; OLIVEIRA, 2020). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória no Google Acadêmico, buscando-se produções que trouxessem informações sobre as desigualdades de acesso às TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no contexto atual. Foram analisados cinco artigos científicos, dentre os quais buscou-se informações sobre o cenário da educação no contexto atual. DESENVOLVIMENTO: Apenas um artigo traz as desigualdades enquanto problema nas formas de acesso às tecnologias digitais. “O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente”. Este artigo aponta a importância de se investir na formação de professores, de maneira que esta seja permanente, fazendo com que os docentes tenham um conhecimento abrangente do uso das tecnologias digitais. O artigo “Pandemia da COVID-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente”, enfatiza o caráter inovador que a educação deve apresentar após esse período de pandemia. O artigo cujo título é “Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia COVID -19”, trata sobre as condições de estágios nas licenciaturas e a formação adequada para que os professores dominem as diferentes práticas digitais. O título “Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: Tecendo algumas considerações”, traz uma reflexão sobre a necessidade de se analisar os discursos dos professores. O artigo que mais se aproxima do aspecto da desigualdade de acesso aos recursos tecnológicos é o de título “(Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto”. Vê-se o envolvimento das diferentes áreas do conhecimento para a efetivação de políticas públicas educacionais. CONCLUSÕES: O momento aponta para a necessidade de mudanças radicais no sistema de ensino nos seus variados níveis, desde a educação infantil ao ensino superior. Há grande desafio em gerir as atividades de estágio supervisionado, que exige sempre formação complementar e permanente. A falta de acesso a uma educação democrática demanda muitos diálogos ao longo dos anos subsequentes, levando-se a reflexões e tomadas de decisões para um maior incremento da educação.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SENA, CARLOS AUGUSTO BATISTA DE. DESIGUALDADES DE ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446805-DESIGUALDADES-DE-ACESSO-AS-TECNOLOGIAS-DIGITAIS-NO-PERIODO-DE-PANDEMIA-DA-COVID-19--UMA-REVISAO-BIBLIOGRAFICA. Acesso em: 02/08/2025

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