FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT NO IFRN: O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS, EM REDE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, EM PERSPECTIVA

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT NO IFRN: O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS, EM REDE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, EM PERSPECTIVA
Autores
  • Luciane Soares Almeida
  • Claudia Pereira de Lima Parente
  • Patricia Carla de Macedo Chagas
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446777-formacao-de-professores-para-ept-no-ifrn--o-curso-de-formacao-pedagogica-para-graduados-nao-licenciados-em-rede
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Formação docente, Formação pedagógica, Educação profissional, Licenciatura, Institutos Federais.
Resumo
A formação de professores é uma temática recorrente no campo da educação profissional, haja vista o perfil do professor que atua na modalidade, principalmente na área técnica. Em geral, são professores não licenciados (bacharéis e tecnólogos) que se identificam com a docência e encaram esse desafio profissional, mas que não possuem formação pedagógica. Esse perfil do professor bacharel/tecnólogo condiz com a histórica defasagem existente na formação de professores para atuar na modalidade, ainda que a Lei nº 9.394/1996 estabeleça que a formação de professores para atuar na educação básica deve ocorrer em nível superior, em curso de licenciatura plena. Dentre outras iniciativas voltadas para suprir essa necessidade formativa, destacamos o Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, em rede, na modalidade a distância, enquanto uma das ações que é forjada no bojo da expansão da educação profissional no país, integrando um “[...] esforço nacional, em rede de contribuição, em prol da melhoria da qualidade do ensino e valorização do magistério” (IFRN, 2018, p. 11). No ensejo, ratificamos o que defende Pacheco (2008, p. 10), de que “[...] faz-se necessário refletir sobre o lugar da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) neste cenário de formação docente para a EPT”. O projeto do curso foi elaborado em 2017, em conjunto com mais 10 institutos federais, quais sejam: IFSul, IFMA, IFRO, IFCE, IFMT, IFSULDEMINAS, IFSP, IFAP, IFG e IFGOIANO. A intenção do curso em rede seria otimizar recursos humanos e financeiros em uma única oferta, tendo como objetivo contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de profissionais que já atuam ou desejam atuar como docentes na educação profissional e tecnológica. No âmbito do IFRN, a primeira oferta ocorreu em 2018, a partir da submissão do projeto ao Edital 5/2018-CAPES/UAB, tendo sido obtido financiamento para oferta de 150 vagas, em 5 polos do IFRN (Mossoró, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, João Câmara e Guamaré). A proposta curricular do curso está baseada nos fundamentos filosóficos da prática educativa progressista histórico-crítica (FREIRE, 1996), nas bases legais do sistema educativo nacional e nos princípios norteadores da formação de professores para a educação básica, explicitados na Lei nº 9.394/1996, como nas resoluções e decretos que normatizam os cursos de licenciatura no sistema educacional brasileiro, notadamente a Resolução CNE/CP nº 2/2019 e a Resolução nº 2/2015. Nessa perspectiva, o presente trabalho se propõe a apresentar e discutir os desafios e possibilidades nesta formação, a partir das seguintes questões norteadoras: como a licenciatura em questão prepara o futuro professor para lidar com os desafios da prática? Quais saberes docentes são essenciais para a formação do docente da Educação Profissional? Os desafios são muitos e requerem constante reflexão por parte de professores e alunos. Cursos de licenciatura continuam sendo o principal lócus para a formação docente, mesmo para aqueles que já possuem uma formação prévia em nível de graduação. Compreendemos que os processos de formação, tanto inicial como continuada, devem ser desenvolvidos em íntima conexão com a prática docente, baseados nos problemas e necessidades que emergem da prática; devem favorecer a reflexão crítica, considerando o pensamento do professor; e devem promover a familiarização dos professores com os novos saberes da profissão elaborados pela comunidade científica, não somente para apropriação deles, mas para contribuir com a construção de novos saberes levando em conta o contexto do trabalho docente (RAMALHO; NUÑEZ; GAUTHIER, 2004). Ademais, é importante destacar que a formação inicial em um curso de licenciatura é uma das trajetórias mais relevantes que fazem parte da construção das identidades docentes, tendo em vista que a iniciação na docência se revela como uma etapa importante no processo de aprender a ser professor, e mesmo para aqueles que já possuem experiência, a formação permite a reflexão sobre a prática, imprescindível para constituição da identidade. Diante de uma realidade complexa a qual perpassa os processos de ensino e aprendizagem, muitas vezes o professor se desestrutura, pensa em desistir da profissão, sente-se como um estranho no ambiente escolar, duvida da sua competência e da importância da formação inicial. Enfim, para aqueles que permanecem, é uma fase que contribui de maneira singular para uma determinada forma de ser professor. Assim, entendemos que possibilitar a profissionais não licenciados que atuam ou desejam atuar na educação profissional e tecnológica, em áreas técnicas específicas, a formação pedagógica, não é apenas uma forma de legitimar o seu trabalho docente, que em muitos casos já está sendo desenvolvido, mas é também qualificar a experiência desses profissionais, agregando saberes científicos e pedagógicos a esse fazer, de modo a proporcionar o domínio de novas habilidades para a atuação na docência.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, Luciane Soares; PARENTE, Claudia Pereira de Lima; CHAGAS, Patricia Carla de Macedo. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT NO IFRN: O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS, EM REDE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, EM PERSPECTIVA.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446777-FORMACAO-DE-PROFESSORES-PARA-EPT-NO-IFRN--O-CURSO-DE-FORMACAO-PEDAGOGICA-PARA-GRADUADOS-NAO-LICENCIADOS-EM-REDE. Acesso em: 02/05/2025

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