A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Autores
  • Susane do Nascimento Nunes
  • Marta Tessmann
  • Carla de Aquino
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446773-a-importancia-da-leitura-para-a-formacao-omnilateral-do-estudante-do-ensino-medio-integrado
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Leitura, Formação Omnilateral, Ensino Médio Integrado.
Resumo
A leitura é um importante meio de acesso ao saber, sendo grande aliada no processo de ensino e aprendizagem, trazendo inúmeros benefícios, entre eles a ampliação de horizontes e o desenvolvimento do intelecto. Além de ser uma fonte inspiradora de sabedoria e de conhecimento, proporciona a reflexão sobre as ações e sobre a forma de observar o mundo que nos cerca, sendo essencial para o desenvolvimento de uma postura crítica, emancipadora e social do estudante. O contato com o mundo da leitura confere sensações pessoais que libertam a imaginação e a criatividade, possibilitando, também, o domínio da palavra e o entendimento de mundo. Manys (2010, p.3) destaca que “o ato pedagógico deve levar através da leitura uma visão de mundo, onde o aluno possa compreender a sociedade em que está inserido, para que assim, possa se auto compreender criticamente dentro dela...” No entanto, a atividade de leitura, em seus moldes tradicionais, ou seja, através do livro impresso, vem sendo deixada de lado pelos jovens que frequentam a última etapa da educação básica. Nesse contexto, torna-se urgente a realização de práticas que fomentem o gosto pela leitura, tendo em vista o baixo índice de desempenho na área da leitura em nosso país, o que prejudica, também, outras áreas do conhecimento, representando um grande desafio para a instituição escolar. Os Institutos Federais, que possuem o compromisso com este tipo de formação, necessitam dar uma atenção especial à leitura. Compreendida como um elo facilitador no EMI, precisa ganhar mais espaço, deixando de ficar restrita à disciplina de Língua Portuguesa. A articulação com a área técnica poderia trazer grandes benefícios, possibilitando não só um aprendizado dessas disciplinas como também um alicerce para a aquisição de quaisquer conhecimentos. Perpassar o ensino isolado ao componente de Língua Portuguesa é uma necessidade na busca de formar o leitor proficiente. Formiga, Cavalcanti e Araújo (2020, p.280) assim definem a importância da leitura na Educação profissional: “A interação de leitura com os estudantes que integram a formação técnica profissional, nesse sentido, deve ultrapassar a finalidade de aprender a ler e a ressignificar sentidos sob uma dimensão ampliada do uso social da língua e da leitura”. Como proposta inicial de investigação do perfil do leitor, foi realizado um questionário piloto neste mês de Novembro no Google Forms com 11 alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, frequentadores das aulas de uma escola do município de Charqueadas, contendo vinte questões objetivas, sendo que algumas ofereciam mais de uma opção para marcar. Pretendeu-se, assim, identificar a relevância da realização de práticas de fomento ao gosto literário como forma de contribuir para uma formação humana integral. Os jovens que responderam a pesquisa possuem idades entre 15 e 20 anos, sendo que 17,3% possuem 15 anos, 36,4% 16 anos, 9,1%19 anos e 9,1% 20 anos, com renda familiar predominante entre 1 e 2 salários mínimos, correspondendo a 90,9% dos estudantes. Quando a pergunta foi referente a gostar ou não de ler, foi possível constatar que 72,7% gostam um pouco de ler e 27,3% não gostam. Nenhum dos 11 anos respondeu que gostava de ler, um aspecto extremamente preocupante identificado através deste estudo. Apesar disso, a grande maioria 90,9% considera a atividade de leitura importante. Outro dado importante revelado por esta pesquisa foi o fato de 81,85 não tiverem visto seus familiares lendo durante sua infância e 45,5% apontarem como uma barreira para o ato de ler a falta de compreensão do que se lê. Foi possível constatar, através deste recorte da pesquisa, a necessidade urgente da realização de práticas efetivas de leitura no ensino médio integrado, a fim de que o jovem possa perceber que o mundo da literatura também faz parte do seu mundo, sendo um elo de acesso ao conhecimento, ao seu crescimento pessoal e intelectual, contribuindo, ainda, para a sua formação como cidadão. Em uma sociedade capitalista e desigual, a atividade de leitura pode possibilitar o acesso à cultura, proporcionando reflexão e posterior ação. O leitor reflexivo, quase sempre inquieto e indagador, terá condições de ampliar seu vocabulário, melhorar sua capacidade de comunicação oral e escrita, interpretar e analisar os fatos. Desta forma, conseguirá exercer, plenamente, sua função social. Sabino (2008, p.2) evidencia que “ com a leitura reflexiva, o leitor desperta para novos aspectos da vida que ainda não tinha pensado, desperta para o mundo real e para o entendimento do outro ser.[...] o leitor torna-se progressivamente mais capacitado para se autonomizar cultural e civicamente”. Sem dúvida, um cidadão consciente é imprescindível na busca de uma sociedade mais igualitária, justa e solidária.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NUNES, Susane do Nascimento; TESSMANN, Marta; AQUINO, Carla de. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446773-A-IMPORTANCIA-DA-LEITURA-PARA-A-FORMACAO-OMNILATERAL-DO-ESTUDANTE-DO-ENSINO-MEDIO-INTEGRADO. Acesso em: 16/07/2025

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