MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO NO IFRN COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO NO IFRN COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Autores
  • Bruna Lopes Tupinambá Coutinho
  • Márcio Adriano de Azevedo
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 1 - Políticas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446762-monitoramento-e-avaliacao-de-projetos-de-extensao-no-ifrn-como-ferramenta-de-avaliacao-de-politicas-publicas
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Monitoramento; Avaliação; Políticas; Extensão.
Resumo
As universidades e instituições equiparadas na forma da lei são obrigadas a obedecer o princípio educativo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a educação superior brasileira, que está previsto no artigo 207 da Constituição Federal de 1988. Tais instituições gozam de autonomia didática, científica, administrativa, e de gestão financeira e patrimonial, e podem utilizar a relação entre ensino, pesquisa e extensão como ferramenta para o alcance dos objetivos iniciais a nível local das políticas públicas em vigor no país. Nesse contexto, é possível utilizar o monitoramento de projetos de extensão como ferramenta de avaliação e análise de políticas públicas. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a avaliação de políticas públicas a nível institucional, estudando o monitoramento e avaliação de projetos de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, para demonstrar como o monitoramento e a avaliação de políticas podem acontecer na prática das diferentes instituições de ensino. Os refenciais teóricos sobre a análise de política, a partir da definição de avaliação de políticas, baseiam-se em Figueiredo M. e Figueiredo A. (1986), Viana (1996), Cunha (2006) e Saraiva e Ferrarezi (2006) entre outros. Os autores apresentam conceitos diversos de política pública, mas ressalta-se aquele que a define como “um fluxo de decisões públicas, orientado a manter o equilíbrio social ou a introduzir desequilíbrios destinados a modificar essa realidade” (SARAIVA; FERRAREZI, 2006, p. 28). E sobre a extensão, os referenciais teóricos baseiam-se em Freire (2015), Gonçalves e Quimelli (2016) e Tavares e Freitas (2016). Salienta-se que a extensão no IFRN se encontra regulamentada pela Resolução n. 58/2017- Consup, de 17 de novembro de 2017, e se caracteriza como “um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a comunidade externa, levando em consideração a territorialidade” (IFRN, 2017, p.1). Ou seja, a Extensão no IFRN é tratada exatamente como preconiza o FORPROEX (2012). Além disso, esta pesquisa analisa o documento intitulado Manual do Sistema de Gerenciamento de Projetos de Extensão do IFRN (NÓBREGA, 2018), que divide-se em duas seções, a primeira referente à atividade extensionista no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e a gestão de projetos de extensão, e a segunda referente ao manuseio do módulo Projetos do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Nesse documento, a autora ainda faz referência a Kerzner (2002, p. 17) ao ensinar que “a gestão de projetos pode ser definida como planejamento, programação e controle de uma série de tarefas integradas, de forma a atingir seus objetivos com êxito para benefício dos participantes do projeto” (NÓBREGA, 2018, p. 16-17). Desse modo, pretende-se enriquecer a discussão conjugando o postulado nas diferentes construções acadêmicas, buscando construir um conhecimento próprio acerca do monitoramento e avaliação de projetos de extensão como ferramentas de avaliação de políticas públicas. E almeja- se identificar e discutir os pontos de intersecção relevantes entre os diferentes autores, além de entender o motivo pelo qual alguns trabalhos parecem optar por caminhos metodológicos distintos. Este trabalho tem caráter de pesquisa qualitativa, embasada em pesquisa bibliográfica com análise de estudos realizados, registros históricos e documentais. E como resultado, esta pesquisa aponta para a necessidade de um constante monitoramento e avaliação de projetos de extensão, com o intuito de que as atividades aconteçam de forma adequada e no tempo previsto, com os devidos ajustes se necessários para uma avaliação final coerente com o desenvolvimento dos projetos de extensão. Analisando o monitoramento e avaliação de projetos de extensão no IFRN de forma específica, conclui-se que o monitoramento e a avaliação de projetos de extensão no IFRN são utilizados como ferramenta de avaliação de políticas a nível institucional e que procedimento semelhante pode ser replicado nas demais instituições de ensino como ferramenta de avaliação de políticas.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COUTINHO, Bruna Lopes Tupinambá; AZEVEDO, Márcio Adriano de. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO NO IFRN COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446762-MONITORAMENTO-E-AVALIACAO-DE-PROJETOS-DE-EXTENSAO-NO-IFRN-COMO-FERRAMENTA-DE-AVALIACAO-DE-POLITICAS-PUBLICAS. Acesso em: 10/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes