A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (1968-1998)

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (1968-1998)
Autores
  • DANIELLA LAGO ALVES BATISTA DE O. EUSTAQUIO
  • Francinaide de Lima Silva Nascimento
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 3 - História, Historiografia e Memória da Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446746-a-producao-de-conhecimento-sobre-a-historia-da-escola-tecnica-federal-do-rio-grande-do-norte-(1968-1998)
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
História da Educação Profissional, História das Instituições Educativas, Escola Técnica Federal.
Resumo
RESUMO O presente trabalho tem como recorte temático produção de conhecimento sobre a história da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), em Natal (RN), no período de seu funcionamento entre os anos de 1968 a 1998, sendo marcos temporais referentes ao início e final da institucionalidade. Teve-se como objetivo buscar materiais bibliográficos sobre a história da ETFRN. Nossa análise, metodologicamente, faz uso da revisão sistemática dos estudos localizados em portais acadêmicos para identificar o registro e a síntese sobre a produção científica que trata a respeito da institucionalidade ETFRN. Foram realizadas consultas a portais acadêmicos institucionais digitais. O corpus documental para o trabalho é composto por publicações acadêmicas, congregando e-books, artigos, dissertações e tese. O recorte temporal estudado é marcado por transições entre concepções educacionais, políticas e societárias, com repercussões significativas para a educação e a Instituição em destaque. Como resultado, percebemos que os estudos selecionados nos revelam o quão foram importantes as mudanças que aconteceram na Instituição durante esse período. Breve contextualização da temática: A história do IFRN (identidade institucional atual) começou em 23 de setembro de 1909 quando o então Presidente Nilo Peçanha assinou o decreto de criação de 19 Escolas de Aprendizes Artífices, entre as quais a de Natal (IFRN, 2021). Mudanças de políticas educacionais resultaram em diversas denominações, que ocorreram desde o início da existência da Escola de Aprendizes Artífices a Instituto Federal. O recorte feito no levantamento da produção de conhecimento sobre a Instituição neste estudo se dará apenas em estudos que expliquem e/ou se utilizem da construção institucional, ou seja, quando a instituição passa a ser chamada de ETFRN; ou que trate sobre a Educação Profissional, convergindo e relacionando com a Instituição. Definida essa temporalidade, discorremos que, em 1967, a escola Industrial Federal passou a ocupar as novas instalações, na avenida Senador Salgado Filho, no bairro do Tirol (onde hoje funciona o Campus Natal-Central do IFRN) recebendo, no ano seguinte, em 1968, a denominação de Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN). Portanto, nosso objetivo é revisar as informações bibliográficas eletrônicas para obtenção de resultados de pesquisa de outros autores, com o objetivo de fundamentar sobre a história da ETFRN. Essa leitura flutuante do corpus de análise conduzirá para a identificação dos textos e a construção da bibliografia anotada e sistematizada. Para recuperação e levantamento sobre o estudo proposto, os materiais utilizados nesta pesquisa foram documentos digitais. Foram realizadas consultas a portais acadêmicos institucionais digitais, como: Memoria Repositório Institucional do IFRN; Repositório Institucional da UFRN; Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica; Revistas eletrônicas acadêmicas e institucionais; e, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Nesta etapa, utilizamos os seguintes descritores: “ETFRN”, “Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte”, “História da Educação Profissional do Rio Grande do Norte”. Devido ao nosso recorte temático se tratar da institucionalidade da ETFRN, iremos abordar teóricos que fundamentam essa questão, como Silva e Cabral Neto (2015); Medeiros (2011); Pereira e França (2015); a Lei n. 5.692/1971; e outros. Além desse contexto, utilizaremos conceitos sobre produção de conhecimento, como Alves (2014); Tozoni-Reis (2010); Morosini e Fernandes (2014); Castro (2001); Bergamo e Bernardes (2006). Notamos que o recorte temporal estudado é marcado por transições entre concepções educacionais, políticas e societárias, com repercussões significativas para a educação e a Instituição em destaque. Ao compreender a evolução da instituição, percebemos que o resultado desse processo ocorreu devido à redemocratização que ocorria no país, juntamente com as políticas educacionais, passaram a priorizar o aumento da oferta de ensino médio, dando-se especial atenção à área de ensino técnico. Isso possibilitou investimento na área, o que gerou aperfeiçoamento arquitetônico (construção de piscina, auditório, estádio de futebol, biblioteca, sala de estudos, laboratórios técnicos, Núcleo de Incubação Tecnológica). Essas mudanças projetaram novas aspirações formativas como oferta de novos cursos; práticas de ensino em laboratórios e práticas profissionais como visitas técnicas; e, inclusive, a criação da Associação de Servidores e a criação do Grêmio Estudantil.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

EUSTAQUIO, DANIELLA LAGO ALVES BATISTA DE O.; NASCIMENTO, Francinaide de Lima Silva. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (1968-1998).. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446746-A-PRODUCAO-DE-CONHECIMENTO-SOBRE-A-HISTORIA-DA-ESCOLA-TECNICA-FEDERAL-DO-RIO-GRANDE-DO-NORTE-(1968-1998). Acesso em: 18/07/2025

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