AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autores
  • Susiane Freitas Linhares
  • Maria José Dos Santos
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446711-as-tendencias-pedagogicas-e-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem-na-educacao-profissional-e-tecnologica
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
práticas educativas, abordagens pedagógicas, ensino-aprendizagem.
Resumo
A compreensão do processo de ensino aprendizagem está assentada no modo como apreendemos os diferentes processos pedagógicos no ato educativo. Cabe nos reconhecer as tendências que norteiam a prática educativa e suas nuances, as diversas abordagens pedagógicas e suas concepções, incorre assim, refletirmos sobre as abordagens adotadas nos processos educacionais, considerando que essas correntes teóricas buscaram compreender o fenômeno educativo por meio de enfoques distintos, sem fugir ao momento histórico da sua criação e desenvolvimento e os contextos sociais do seu surgimento. Na busca para identificar pressupostos que norteiam e fundamentam a prática docente na educação profissional e tecnológica nas situações de ensino e aprendizagem, recorrem-se aos referenciais teóricos da educação, dentre os quais se destacam: Libâneo (1982), Saviani (1984), Bordenave (1984) e Mizukami (1986) os quais analisam as abordagens educacionais, considerando seus princípios e efeitos sobre indivíduos e a sociedade. Daí decorre uma diversidade de correntes teóricas que buscam explicar o processo educativo, optamos por adotar aqui os conceitos apresentados por Mizukami. A pedagoga em seu livro “Ensino: as abordagens do processo” apresenta cinco abordagens educacionais: abordagem tradicional; abordagem comportamentalista; abordagem cognitivista, abordagem humanista e a sócio-cultural, utilizadas na ação docente de ensino-aprendizagem e suas diversas formas de conceber o fenômeno educativo. Na sua análise, a respeito da abordagem tradicional enfatiza o repasse do conhecimento, a preocupação com ensino está centrada na exposição do conhecimento pelo professor. Numa perspectiva crítica é tomada por Freire na sua obra Pedagogia do Oprimido (1968) como uma educação bancária, tendo por finalidade manter a divisão entre os que sabem e os que não sabem. Quanto abordagem comportamentalista, o objeto é o conhecimento, com ênfase no objeto, busca-se moldar os comportamentos sociais. Infere-se nessa abordagem “que o que não é programado, não é desejável ”(MIZUKAMI, 1986, p. 36). Na abordagem cognitivista a elaboração do conhecimento é o objeto, importa-se estudar cientificamente a aprendizagem, como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas ou dos fatores externos aos educandos. Já na abordagem humanista o objeto é o sujeito, centrada nas relações interpessoais, valoriza-se o desenvolvimento da personalidade do individuo e suas experiências pessoais e a construção autônoma da realidade social.Pretende-se desenvolver nos educandos sua autonomia, estimulando a criatividade e despertando a curiosidade do aluno. Na sua obra, a autora Mizukami apresenta ainda a abordagem sócio-cultural como uma das abordagens do processo de ensino-apredizagem, difundida por Paulo Freire, mas também infundida em Vygotsky e Wallon. Nesse tipo de abordagem enfatiza aspectos sócio-politicos-culturais, reflete o pensamento do exímio educador sobre educação. A ciência é apresentada na abordagem sócio-cultural como um “produto histórico”, a educação como “ato político”; o conhecimento como “transformação contínua e não transmissão de conteúdos programados”; na avaliação da aprendizagem tem sempre o sujeito como centro e não comprovação de desempenhos com normas ou critérios pré-estabelecidos (MIZUKAMI, 1986). Portanto, o ato educativo deve levar a consciência crítica uma vez que a educação pode emancipar, transformar. Ainda que haja críticas a cada uma das principais abordagens pedagógicas, é indiscutível suas contribuições às práticas educativas, dessa forma é necessário contextualizá-las e discuti-las criticamente, situando-as dentro do processo de ensino e aprendizagem,considerando a natureza e suas aproximações com o referencial e teorias de conhecimento adotado. No contexto educacional, o desenvolvimento de práticas educativas que despertem o interesse dos estudantes pelo conhecimento científico, possibilitando articulações cognitivas do cotidiano estudantil com a ciência, é uma preocupação constante e permeiam os processos educacionais. O ato educativo na perspectiva de construção de possibilidades de promover oportunidades de ensino aprendizagem, não fogem ao movimento de (re)pensar práticas educativas e a necessidade de discutir metodologias que despertem o interesse do educando, possibilitando seu envolvimento e apreensão do conhecimento. PALAVRAS-CHAVES: práticas educativas, abordagens pedagógicas, ensino-aprendizagem. REFERÊNCIAS FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura). _______. Pedagogia do Oprimido. (1983). 13.ed. Ruo de Janeiro, Paz e Terra. ( Coleção O Mundo, Hoje,v.21). MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LINHARES, Susiane Freitas; SANTOS, Maria José Dos. AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446711-AS-TENDENCIAS-PEDAGOGICAS-E-O-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-NA-EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA. Acesso em: 08/05/2025

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