O CURRÍCULO INTEGRADO E A SEXUALIDADE: UMA BREVE DISCUSSÃO A PARTIR DA PTDEM DO IFRN

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

DOI
10.29327/154159.6-10  
Título do Trabalho
O CURRÍCULO INTEGRADO E A SEXUALIDADE: UMA BREVE DISCUSSÃO A PARTIR DA PTDEM DO IFRN
Autores
  • Rayane Lourenço De Oliveira
  • Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
  • José Vilani de Farias
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 4 - Diversidade e bem-estar na educação profissional/Diversité et bien-être dans l'enseignement professionnel
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446683-o-curriculo-integrado-e-a-sexualidade--uma-breve-discussao-a-partir-da-ptdem-do-ifrn
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Currículo Integrado, Sexualidade, Educação Física
Resumo
Muito se discute acerca da educação brasileira, principalmente em relação aos aspectos que envolvem o currículo, nesse viés o currículo integrado promovido no contexto da educação profissional surge como uma alternativa para potencializar ainda mais a concepção de trabalho como princípio educativo, além da formação humana integral dos educandos e das educandas. No que se refere ao ensino médio integrado, Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) concordam que a integração exige uma relação entre conhecimentos gerais e específicos que seja construída continuamente ao longo da formação, sob os eixos do trabalho, da ciência e da cultura. Desfazendo-se com isso de uma formação apenas técnica que visa a rápida inserção no mercado de trabalho e que estimula e potencializa ainda mais o modo de produção capitalista. Quanto a conceituação de currículo integrado, no âmbito do ensino médio integrado á educação profissional, Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005, p. 20) refletem a partir do termo integração e nos dizem que: Significa que se busca enfocar o trabalho como princípio educativo, no sentido de superar a dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual, de incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo, de formar trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos Nesse sentido é necessário refletirmos acerca da real concepção de currículo integrado principalmente quando se fala em temáticas que são pertinentes para a formação humana integral de cada aluno e aluna. A partir disso, surge o seguinte questionamento: na perspectiva do currículo do ensino médio integrado, em especial, no que se refere a PTDEM (Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio Integrado) da disciplina de educação física, percebe-se uma integração no sentido de explorar temáticas contemporâneas que discutam sobre a necessidade em promover o respeito a diversidade sexual? Nesse viés, este trabalho tem como objetivo construir uma breve discussão com base no referencial teórico referente ao currículo integrado e as questões referentes a sexualidade, na tentativa de, ao trazer esse tema para o debate, superar as diversas formas de opressão que a comunidade LGBTQIAP+ sofre diariamente nos espaços sociais, especialmente no contexto educacional. Para tanto, analisou-se a PTDEM de educação física dos cursos de ensino médio integrado do IFRN na tentativa de levantar a discussão referente à temática exposta aqui. Na perspectiva da educação profissional, em específico, do ensino médio integrado, é necessário que se discuta acerca dessa temática nos espaços escolares, buscando trabalhar de forma interdisciplinar para que assim o assunto possa ser abordado em diferentes contextos. A educação profissional busca uma formação humana integral dos seus alunos e das suas alunas e nesse viés, devemos estar preparados enquanto escola para debater sobre temáticas que são bastante pertinentes para a promoção da igualdade e respeito entre todos e todas. Para Ramos (2008, p. 84), uma formação integral permitiria “superar o ser humano dividido historicamente pela divisão social do trabalho entre a ação de executar e a ação de pensar, dirigir ou planejar”. No que se refere a PTDEM de educação física dos cursos de ensino médio integrado do IFRN, percebe-se com base no documento curricular as concepções referentes a legitimação da educação física enquanto disciplina nas instituições escolares. De acordo com a PTDEM (p. 125) “a Educação Física no Ensino Médio passou a ser contemplada como componente curricular obrigatório da educação básica, devendo ser integrada à proposta político-pedagógica da escola, assim como as demais disciplinas inseridas no contexto escolar”. De acordo com a análise do documento intitulado por Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio Integrado, no que se refere a disciplina de educação física ofertada nos cursos de ensino médio integrado do IFRN percebeu-se que não existe uma discussão referente as questões que envolvem a sexualidade ou a diversidade sexual. Percebe-se que o documento explora os conteúdos referentes a cultura corporal do movimento, além de outros, frisa a necessidade em abordar temáticas que estimulem a igualdade entre todos e todas mas que não faz nenhuma relação com temáticas relevantes para essa promoção, como por exemplo, a sexualidade e questões envolvendo o corpo não apenas no sentido do movimento em si, mas sim das significações e (re)significações que o corpo obtém em cada contexto histórico, cultural, econômico e social. Diante disso, percebe-se a necessidade em promover a discussão referente à sexualidade no contexto da educação profissional, entendendo que a sexualidade vai muito mais além do que a concepção de sexo, e que de acordo com Foucault (2020) a sexualidade é um “dispositivo histórico” é necessário atentarmos para essa discussão no tocante aos currículos no campo da educação profissional, visando com isso, a formação humana integral.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

OLIVEIRA, Rayane Lourenço De; TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento; FARIAS, José Vilani de. O CURRÍCULO INTEGRADO E A SEXUALIDADE: UMA BREVE DISCUSSÃO A PARTIR DA PTDEM DO IFRN.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446683-O-CURRICULO-INTEGRADO-E-A-SEXUALIDADE--UMA-BREVE-DISCUSSAO-A-PARTIR-DA-PTDEM-DO-IFRN. Acesso em: 13/06/2025

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