AS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE ARTISTAS E ARTÍFICES PARA A APRENDIZAGEM DE OFÍCIOS NO PERÍODO JOANINO NO BRASIL: EM BUSCA DE INDÍCIOS SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DESSES ESPAÇOS FORMATIVOS

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
AS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE ARTISTAS E ARTÍFICES PARA A APRENDIZAGEM DE OFÍCIOS NO PERÍODO JOANINO NO BRASIL: EM BUSCA DE INDÍCIOS SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DESSES ESPAÇOS FORMATIVOS
Autores
  • Maria Adilina Freire Jeronimo de Andrade
  • José Mateus do Nascimento
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 3 - História, Historiografia e Memória da Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446284-as-instituicoes-de-formacao-de-artistas-e-artifices-para-a-aprendizagem-de-oficios-no-periodo-joanino-no-brasil--
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Produção do Conhecimento. Instituições de formação de artistas e artífices. Aprendizagem de ofícios nos oitocentos
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo apresentar um estado do conhecimento sobre a produção acadêmica de estudos a respeito das instituições de formação de artistas e artífices para a aprendizagem de ofícios nos oitocentos. O lócus de investigação foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com a finalidade de mapear o que tem sido produzido sobre a temática escolhida. A BDTD, trata-se de um repositório que integra um conjunto de produções acadêmicas de teses e dissertações existentes em instituições de ensino e pesquisa brasileiras, por isso a escolha desse repositório, por reunir esse aparato sobre o que tem sido produzido no meio acadêmico brasileiro. Como aporte metodológico utilizamos Morosin (2015), Pradanov e Freitas (2013) que tratam das questões teórico-metodológicas sobre o estado do conhecimento. No que tange a Educação Profissional nos remetemos aos estudos de Moura, Lima e Silva (2012) e Saviani (2003), quanto a historiografia da Educação Profissional do período em análise nos embasamos nos escritos de Cunha (2000). Como categoria a ser analisada nas produções selecionadas, elegemos as instituições educativas de aprendizagens de ofícios. A historiografia da educação no período joanino, evidencia que são poucas as instituições de ensino profissional, com essa finalidade de formação na época. Algumas ações nesse sentido ocorreram com a chegada de Dom João VI ao Brasil, com a criação do Colégio de Fábrica (1809) como instituição pioneira a congregar oficiais de trabalhos manuais portugueses; da Companhia de Artífices do Arsenal Real (1810), instituição que se dedicava à iniciação militar e a produção de armamento; a Escola Real de Ciência, Artes e Ofícios (1816), que posteriormente se transformaram em Academia Imperial de Belas Artes com o intuito de disseminar o ensino de conhecimentos técnico-científicos; e do Seminário de Órfãos (1819). O descritor aprendizagem de ofícios nos remeteu a trabalhos que demostraram indícios sobre instituições de aprendizagem de ofícios no período pesquisado. Esse descritor foi utilizado na busca avançada sem aspas e obtivemos, inicialmente, como resultado 147 trabalhos. Após o segundo refinamento que foi feito a partir do título e período de estudo, foram identificados 7 trabalhos. Passando a uma nova triagem a partir da leitura dos resumos, tivemos como resultados para análise 03 trabalhos, que analisamos na integra. Destacamos as dificuldades encontradas em selecionar os estudos para análise em virtude de, apesar da quantidade significativa de trabalhos nas buscas iniciais com os descritores selecionados, quando passamos ao refinamento e garimpagem dos achados, ocorreu a evidência de quantidade reduzida de trabalhos que abordavam, especificamente, sobre o desenvolvimento das aprendizagens de ofícios em âmbito de instituições de educação profissional que se dedicavam à cultura desse tipo de ensino. A relevância desse estudo está em nos dar subsídios para justificar a realização de pesquisas sobre a temática, que ainda é pouco explorada no campo da História da Educação, particularmente, no âmbito da História da Educação Profissional Brasileira. A partir da leitura das dissertações e tese dispostas nos arquivos digitais analisados, percebemos que existe uma lacuna significativa sobre as produções acadêmicas que tratam das instituições de aprendizagem de ofícios no período analisado.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, Maria Adilina Freire Jeronimo de; NASCIMENTO, José Mateus do. AS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE ARTISTAS E ARTÍFICES PARA A APRENDIZAGEM DE OFÍCIOS NO PERÍODO JOANINO NO BRASIL: EM BUSCA DE INDÍCIOS SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DESSES ESPAÇOS FORMATIVOS.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446284-AS-INSTITUICOES-DE-FORMACAO-DE-ARTISTAS-E-ARTIFICES-PARA-A-APRENDIZAGEM-DE-OFICIOS-NO-PERIODO-JOANINO-NO-BRASIL--. Acesso em: 21/07/2025

Trabalho

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